Tijolo à vista na decoração: as dúvidas sobre o acabamento

Utilizar tijolo à vista na decoração é uma opção quase unânime para quem deseja estilo e acabamento de classe. Pouco importa se você está mais ligado em arquitetura moderna ou rústica: a parede de tijolos à vista combina com quase todos os estilos de decoração.

Esse tipo de acabamento começou a fazer fama no início do século passado e, desde então, nunca saiu de moda. É uma solução prática e eficaz que, com certeza, vai enriquecer o ambiente do seu lar, além de, claro, oferecer muito mais personalidade para a sua casa de campo. Portanto, se você está planejando a sua decoração ou quer redecorar algum ambiente da sua casa, seja cozinha, banheiro, quarto, escritório ou sala, pode colocar o tijolo à vista entre as opções.

Apesar disso, saiba que é preciso utilizar bem esse recurso de acabamento. Você precisa saber qual é o tom que deseja dar ao ambiente, se será rústico, o que é muito charmoso e acolhedor para uma casa de campo; ou se, na verdade, vai se valer de ambientes modernos.

Por esse motivo, no post de hoje, vamos apresentar as principais dúvidas sobre o uso de tijolo à vista na decoração. Acompanhe!

Tijolo à vista na decoração: tipos, espaço e onde aplicar

Existem, no mercado, três tipos de tijolos aparentes (outro termo para tijolos à vista): os cerâmicos, os de argila e os sintéticos. Qualquer um deles vai ocupar na largura de cerca de 12 cm, por tijolo. A aplicação precisa ser em parede de drywall ou outra muito fina, e é preciso checar se a estrutura tem suporte para isso. Portanto, converse com o seu arquiteto ou engenheiro para avaliar se o local escolhido poderá receber os tijolos à vista.

É importante saber que, em áreas de maior umidade, os tijolos de argila (ou barro) não devem ser aplicados: o melhor para esse caso é o revestimento cerâmico. Mesmo para essa opção, é necessário fazer a impermeabilização da parede antes de aplicar o material.

Vantagens e desvantagens do tijolo à vista na decoração

Assim como todos os outros, existem algumas vantagens e desvantagens nesse material. Por isso, na hora de escolher a decoração, você deve saber aonde vai aplicar e como vai aplicar. Não se esqueça de contratar os melhores profissionais para executar esse trabalho.

Entre as vantagens, podemos citar a resistência, a durabilidade, o conforto térmico e acústico, e a versatilidade dos blocos que podem ser utilizados como estrutura e acabamento.

Como desvantagem, em áreas externas, eles seguram sujeiras com facilidade. Outro ponto a se considerar é que os tamanhos e as cores possuem bastante diferença. Mas isso tem solução: é só calcular exatamente a quantidade necessária e fazer uma única compra no mesmo fornecedor.

Para utilizar tijolo à vista na decoração, é necessário impermeabilizar

Como esse tipo de material se desgasta mais facilmente que os outros, é poroso e está em nível aparente, é preciso fazer a impermeabilização dos tijolos. Assim, você evita a formação de limo. Outro ponto crucial é a aplicação de verniz acrílico, resina ou silicone no acabamento. Assim, evita-se que o tijolo solte partículas de pó, o que é natural com o seu desgaste.

O material mais utilizado para esse processo é o silicone líquido (ex.: Acquella), que penetra no tijolo sem alterar a aparência dele. Além disso, como esse produto não forma um filme selador, permite que os tijolos respirem. A aplicação, tanto do verniz quanto do silicone, deve ser renovada após dois anos.

Em qualquer um dos casos, estude bem o material que vai utilizar, pois alguns vernizes podem escurecer o tom do tijolo e arruinar o que você estava pensando para a sua decoração. Em outros casos, escolhendo bem o material, você pode adquirir um efeito com brilho, semibrilho ou acetinado (não esqueça que antes da aplicação do impermeabilizante é necessário limpar bem os tijolos).

Fora isso, os tijolos na decoração são uma opção prática, pois não exigem manutenção. O máximo que você vai precisar fazer com o passar do tempo é passar um pano úmido para limpar a superfície. 

O tijolo à vista na decoração é uma opção segura, prática e de grande personalidade, além de ser fácil de integrá-lo nos mais diversos estilos de decoração, pois é um acabamento atemporal e sempre charmoso.

E, então, tiramos as suas dúvidas sobre como utilizar tijolo à vista na decoração? Deixe a sua mensagem nos comentários e continue acompanhando o nosso blog para outras dicas de decoração para a sua casa de campo. Até a próxima!

 

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS