Tijolo à vista na decoração: as dúvidas sobre o acabamento

Utilizar tijolo à vista na decoração é uma opção quase unânime para quem deseja estilo e acabamento de classe. Pouco importa se você está mais ligado em arquitetura moderna ou rústica: a parede de tijolos à vista combina com quase todos os estilos de decoração.

Esse tipo de acabamento começou a fazer fama no início do século passado e, desde então, nunca saiu de moda. É uma solução prática e eficaz que, com certeza, vai enriquecer o ambiente do seu lar, além de, claro, oferecer muito mais personalidade para a sua casa de campo. Portanto, se você está planejando a sua decoração ou quer redecorar algum ambiente da sua casa, seja cozinha, banheiro, quarto, escritório ou sala, pode colocar o tijolo à vista entre as opções.

Apesar disso, saiba que é preciso utilizar bem esse recurso de acabamento. Você precisa saber qual é o tom que deseja dar ao ambiente, se será rústico, o que é muito charmoso e acolhedor para uma casa de campo; ou se, na verdade, vai se valer de ambientes modernos.

Por esse motivo, no post de hoje, vamos apresentar as principais dúvidas sobre o uso de tijolo à vista na decoração. Acompanhe!

Tijolo à vista na decoração: tipos, espaço e onde aplicar

Existem, no mercado, três tipos de tijolos aparentes (outro termo para tijolos à vista): os cerâmicos, os de argila e os sintéticos. Qualquer um deles vai ocupar na largura de cerca de 12 cm, por tijolo. A aplicação precisa ser em parede de drywall ou outra muito fina, e é preciso checar se a estrutura tem suporte para isso. Portanto, converse com o seu arquiteto ou engenheiro para avaliar se o local escolhido poderá receber os tijolos à vista.

É importante saber que, em áreas de maior umidade, os tijolos de argila (ou barro) não devem ser aplicados: o melhor para esse caso é o revestimento cerâmico. Mesmo para essa opção, é necessário fazer a impermeabilização da parede antes de aplicar o material.

Vantagens e desvantagens do tijolo à vista na decoração

Assim como todos os outros, existem algumas vantagens e desvantagens nesse material. Por isso, na hora de escolher a decoração, você deve saber aonde vai aplicar e como vai aplicar. Não se esqueça de contratar os melhores profissionais para executar esse trabalho.

Entre as vantagens, podemos citar a resistência, a durabilidade, o conforto térmico e acústico, e a versatilidade dos blocos que podem ser utilizados como estrutura e acabamento.

Como desvantagem, em áreas externas, eles seguram sujeiras com facilidade. Outro ponto a se considerar é que os tamanhos e as cores possuem bastante diferença. Mas isso tem solução: é só calcular exatamente a quantidade necessária e fazer uma única compra no mesmo fornecedor.

Para utilizar tijolo à vista na decoração, é necessário impermeabilizar

Como esse tipo de material se desgasta mais facilmente que os outros, é poroso e está em nível aparente, é preciso fazer a impermeabilização dos tijolos. Assim, você evita a formação de limo. Outro ponto crucial é a aplicação de verniz acrílico, resina ou silicone no acabamento. Assim, evita-se que o tijolo solte partículas de pó, o que é natural com o seu desgaste.

O material mais utilizado para esse processo é o silicone líquido (ex.: Acquella), que penetra no tijolo sem alterar a aparência dele. Além disso, como esse produto não forma um filme selador, permite que os tijolos respirem. A aplicação, tanto do verniz quanto do silicone, deve ser renovada após dois anos.

Em qualquer um dos casos, estude bem o material que vai utilizar, pois alguns vernizes podem escurecer o tom do tijolo e arruinar o que você estava pensando para a sua decoração. Em outros casos, escolhendo bem o material, você pode adquirir um efeito com brilho, semibrilho ou acetinado (não esqueça que antes da aplicação do impermeabilizante é necessário limpar bem os tijolos).

Fora isso, os tijolos na decoração são uma opção prática, pois não exigem manutenção. O máximo que você vai precisar fazer com o passar do tempo é passar um pano úmido para limpar a superfície. 

O tijolo à vista na decoração é uma opção segura, prática e de grande personalidade, além de ser fácil de integrá-lo nos mais diversos estilos de decoração, pois é um acabamento atemporal e sempre charmoso.

E, então, tiramos as suas dúvidas sobre como utilizar tijolo à vista na decoração? Deixe a sua mensagem nos comentários e continue acompanhando o nosso blog para outras dicas de decoração para a sua casa de campo. Até a próxima!

 

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS