Como contratar profissionais para construir uma casa de campo?

Ter uma casa fora da cidade grande é a realização de um projeto para os momentos de lazer, no entanto, é normal aparecerem várias dúvidas, como a contratação dos profissionais para construir uma casa de campo.
Afinal, qual melhor opção: deixar tudo a cargo de uma empreiteira ou empresa especializada ou contratar profissionais autônomos?
Pensando nisso, nós resolvemos mostrar os prós e contras de cada modalidade para você decidir qual a melhor forma de contratar os profissionais para construir uma casa de campo. Analise bem cada aspecto e decida o que é melhor para dar forma ao seu projeto.

Como contratar os profissionais para construir uma casa de campo?
O primeiro ponto a ser levantado na hora de escolher os profissionais para construir uma casa de campo é que a diferença, geralmente, não está na mão de obra em si. De uma forma ou de outra, sua casa será construída por um pedreiro. Então, o que acontece é que, na maioria das vezes, os mesmos que prestam serviços para as empreiteiras também fazem seus projetos particulares, por conta própria.
A diferença está na equipe que trabalha com esses pedreiros, organização, controle de materiais, armazenamento, limpeza do canteiro de obras, controle do cronograma e inspeção sobre o enquadramento da obra nos padrões de qualidade e no projeto a ser seguido.

O que levar em conta na hora de decidir?
São vários os fatores que devem pesar na balança na hora de decidir a forma de contratação dos profissionais para construir uma casa de campo. É preciso analisar bem cada um deles para ver o que é mais vantajoso, tanto financeiramente quanto na prática.

Orçamento
Quando se pede um orçamento diretamente ao pedreiro, geralmente, ele fica bem mais barato do que o da empreiteira. A questão, aqui, é que não há qualquer garantia em relação à obra – como prazos e finalização – nem à competência dos demais profissionais para construir uma de campo.
A menos que você já tenha boas referências do trabalho destes profissionais, pode ser um tiro no escuro escolher essa forma de contratação.

Garantias
Quando você contrata uma empreiteira, a empresa assina um contrato no qual consta o prazo de construção, a descrição da obra que será feita, o valor do serviço, a forma de pagamento, além de multas e sanções em caso do descumprimento de algum item.
Quando você contrata, por conta própria, os profissionais para construir uma casa de campo, esses itens costumam ser acordados de forma muito mais informal, com contrato apenas verbal. Assim, as garantias também são mínimas ou inexistentes.

Ajudantes
Basicamente, quem faz a construção da casa é o pedreiro, mas ele não trabalha sozinho, e precisa de ajudantes e outros profissionais especializados, como eletricista, bombeiro hidráulico, e, principalmente, os peões de obra.
Quando os profissionais para construir uma casa de campo são contratados de forma particular, é sua a responsabilidade por toda a equipe, desde a substituição de algum dos trabalhadores em caso de doença ou, até mesmo, de acidente de trabalho.
Se o pedreiro contratar algum ajudante, não tiver como pagá-lo e este o levar à Justiça, também será sua a responsabilidade. Já com a empreiteira, tudo fica a cargo da empresa, que assume todas essas questões em relação à equipe.

Tempo e supervisão da obra
Naturalmente, o tempo de obra também é maior quando o pedreiro trabalha por conta própria. Na prática, ele faz seu próprio cronograma, a equipe é menor, isso sem contar que, muitas vezes, assume duas ou mais obras ao mesmo tempo – o que acaba acarretando em faltas e/ou cansaço, deixando o processo mais lento.
Além disso, o pedreiro também depende de outros profissionais para fazer o acabamento, que já é uma fase demorada, e instalações elétrica e hidráulica. Da mesma forma, a supervisão da obra fica a cargo dele, mas a do pedreiro cabe a você.
Já pela empreiteira, os prazos são definidos em contrato, a supervisão fica a cargo do arquiteto e/ou engenheiro que fiscaliza o mestre de obras e, este, o restante da equipe. Ou seja, toda a responsabilidade é da empresa, inclusive se alguma coisa não ficar como especificado no contrato.

Descarte e limpeza
Toda obra gera muito entulho, e a limpeza do canteiro e da obra em si, assim como o descarte dos resíduos, é de sua responsabilidade, caso recrute por conta própria os profissionais para construir uma casa de campo – mas serão da empreiteira se ela for contratada.

Levando esses itens em consideração, com certeza, fica bem mais fácil se decidir sobre a contratação dos profissionais para construir uma casa de campo, certo?

Quer saber mais sobre o assunto? Ainda ficou alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão?
Compartilhe sua ideia conosco nos comentários e até a próxima.

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS