Como fazer um bom negócio ao comprar um lote?

Fazer um bom negócio ao comprar um lote envolve diversos detalhes muito importantes, e é fundamental que você não tome uma decisão precipitada e estude com calma cada um desses aspectos. Afinal, a última coisa que você deseja é investir em um lote em que não é possível construir a casa que você planeja, certo?

Entre os fatores que merecem atenção, alguns estão relacionados diretamente ao lote – como a qualidade do solo para construção e a infraestrutura oferecida – e outros que envolvem a documentação e aspectos legais. Nenhum deles pode ser deixado de lado no seu processo de decisão.

Para ajudá-lo nessa análise, preparamos algumas dicas para fazer um bom negócio ao comprar um lote. Confira.

Verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento

O mercado imobiliário está repleto de boas oportunidades, oferecidas pelas mais variadas empresas. É preciso que você se mantenha atento à credibilidade da empresa responsável pelo loteamento que está pensando em adquirir. Verifique o histórico da organização para se certificar de que ela atua com idoneidade.

Visite o lote

O momento da visita ao lote é importantíssimo para que você feche um bom negócio. Essa é a sua oportunidade de verificar informações essenciais: área do lote, características do solo, existência de aclives ou declives, infraestrutura do local, demarcações, condições da vizinhança, entre outras.

Analise a infraestrutura e os serviços essenciais do condomínio ao comprar um lote

A decisão de comprar um lote não envolve apenas as características da porção de terra adquirida para a construção da casa, e, sim, toda a infraestrutura em torno desse lote. Analise quais são os serviços essenciais disponibilizados pelo condomínio em que o lote está localizado para verificar o conforto que a sua família pode obter.

Imagine um condomínio que possui uma preocupação com a segurança dos seus moradores, é bem iluminado, possui áreas para convívio social, piscinas, quadras esportivas e outros serviços que facilitam a vida dos seus moradores. Dificilmente esse não seria um bom negócio, não é?

Estude a possibilidade de valorização

Você não deseja comprar um lote que desvalorizará em poucos anos, não é? O objetivo deve ser realizar um bom investimento, que vai proporcionar ganhos no futuro. Portanto, é recomendável estudar a possibilidade de valorização da região.

Essa análise pode envolver diversos aspectos: os serviços essenciais disponibilizados pelo condomínio, o desenvolvimento da região em que o lote está localizado, as facilidades no acesso, a qualidade das construções no entorno, as tendências para o futuro, entre outros.

Consulte o registro do loteamento

Para que você possa começar a construção do seu imóvel no lote comprado, é preciso que ele esteja devidamente registrado. Essa consulta pode ser realizada no Registro de Imóveis e evita que você caia em golpes e estresses envolvendo burocracia.

Verifique a idoneidade da corretora

Ter certeza de que a corretora que intermedeia a compra do lote é idônea também é essencial para o fechamento de um bom negócio. Para fazer essa verificação, você pode consultar o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), consultar o histórico da empresa e procurar por outros negócios concretizados pela corretora.

Consulte a matrícula individual do lote

A matrícula individual do lote assegura que ele não é fruto de uma ocupação irregular e a sua consulta evita grande parte dos problemas que poderiam surgir depois da compra. Para realizar essa consulta, você pode se dirigir ao Cartório de Registro de Imóveis.

Analise as condições de pagamento

Escolher as melhores opções de pagamento pode significar um grande ganho financeiro para o seu bolso. Se você conseguir minimizar a incidência de juros, pode aplicar esse dinheiro em outros investimentos e fazer com que os seus recursos continuem rendendo. Afinal de contas, a análise de um bom negócio também passa pela questão financeira.

Você já sabia como fazer um bom negócio ao comprar um lote? As dicas apresentadas neste artigo foram úteis para você? Deixe o seu comentário!

 

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS