Do jardim para a mesa: um benefício da vida no campo

Construir uma casa de campo tem muitas vantagens, não é mesmo? Poder estar em um local cercado por áreas verdes, aproveitar toda a tranquilidade e o relaxamento da vida no campo e ter mais qualidade de vida.

O barulhinho do vento passando pelas folhas é um agrado para quem decide se refugiar da agitação urbana. E sabe o que mais combina com esse cenário? Ter um pomar ou uma horta para trazer os alimentos do jardim direto para a sua mesa!

Independentemente do tamanho desse espaço, ele traz diversos benefícios. Uma sombra gostosa nos dias quentes, um abrigo para belos pássaros e poder colher alimentos frescos e frutas na hora, direto do pé, com um sabor todo especial e gostinho de infância!

Ter um pomar na casa de campo é uma atividade super relaxante e colabora para uma melhor qualidade de vida, por conta do envolvimento com a natureza, do manuseio da terra e do consumo de alimentos frescos produzidos no seu próprio jardim.

Abrir a porta de casa e sentir um cheirinho de manjericão, hortelã e alecrim parece algo distante da sua realidade? Acredite, com dedicação e planejamento, isso é possível. A vida no campo ficará mais gostosa e você poderá criar doces recordações ao lado da sua família, seja durante a plantação, colhendo os frutos ou, ainda, fazendo deliciosas geleias naturais – isso sem contar que, para as crianças, esse contato com a natureza é precioso.

Pensando em tudo isso, no post de hoje preparamos dicas de como planejar esse espaço dentro do projeto de sua casa de campo. Vamos lá?

  1. Escolha a localização para o pomar

O primeiro passo para tornar a sua vida no campo ainda mais prazerosa é escolher a localização do pomar ou da horta. Existem alguns fatores que influenciam nessa decisão e que devem ser respeitados para garantir que os alimentos cresçam fortes e saudáveis.

  • O terreno deve ser, de preferência, plano ou levemente inclinado. Evite áreas muito baixas, excessivamente úmidas ou que alaguem com facilidade.
  • O solo deve ser bastante profundo e ter uma boa drenagem.
  • A região escolhida deve ser protegida de ventos fortes e frios e receber bem a luz do sol.
  • Você pode utilizar uma proteção vegetal para evitar os ventos, pois eles derrubam os frutos, prejudicam a polinização e derrubam galhos.
  • É fundamental que, nas proximidades do pomar, haja boa disponibilidade de água para irrigação.
  • Fique atento à iluminação, pois esse fator é essencial para o crescimento e para a reprodução das plantas frutíferas, que, normalmente, necessitam do contato direto de, pelo menos, 7 horas diárias de sol no verão.
  • Antes de iniciar o cultivo, limpe o terreno, retirando raízes, entulhos e pedras que podem atrapalhar na formação dos alimentos.
  • Verifique a existência de formigueiros nas proximidades, eles são um perigo para a sua horta.
  • Para evitar a entrada de animais, a área do pomar na casa de campo deve ser cercada.
  1. A vida no campo e as espécies que serão cultivadas 

Após ter definido a localização do pomar da sua casa de campo, você pode escolher quais variedades de alimentos serão cultivados.

Uma dica é levar o seu gosto particular em consideração, assim como o da sua família. Quais frutas vocês apreciam? Qual verdura não pode faltar no almoço de domingo? Qual o sabor de geleia e suco favorito?

Além disso, a sazonalidade e as condições de clima da sua casa de campo também afetam a qualidade da horta. Escolha espécies que se adaptarão e terão um melhor aproveitamento.

As mudas que vão ser plantadas devem ser fortes, bem formadas e ter um aspecto sadio. Além disso, as raízes devem ser vigorosas e adquiridas de produtores de confiança para garantir a sua procedência e qualidade.

Vale reforçar que a maioria das plantas que são frutíferas possui uma época definida do ano para produção. Sendo assim, é interessante cultivar diferentes espécies para adoçar a sua vida no campo durante o ano todo!

Cuidar de uma horta ou de um pomar, praticar jardinagem, colher frutos, mexer na terra, fazer arranjos de flores ou planejar o paisagismo são maneiras de relaxar, esvaziar a mente e se aproximar da natureza em sua vida no campo.

O estilo de vida urbana priva a maior parte da população desse tipo de atividade. Normalmente, as pessoas dão uma pausa na rotina apenas durante as férias, não é mesmo? A vida no campo é excelente para se aproximar do verde e viver com tranquilidade.

Planejar um pomar, plantar e esperar o tempo de desenvolvimento de cada alimento é uma maneira de apreciar o ciclo da vida e curtir cada momento dele!

E você, já pensou em ter um pomar na casa de campo? Compartilhe a sua experiência e enriqueça a nossa discussão! Até a próxima!

 

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS