Do jardim para a mesa: um benefício da vida no campo

Construir uma casa de campo tem muitas vantagens, não é mesmo? Poder estar em um local cercado por áreas verdes, aproveitar toda a tranquilidade e o relaxamento da vida no campo e ter mais qualidade de vida.

O barulhinho do vento passando pelas folhas é um agrado para quem decide se refugiar da agitação urbana. E sabe o que mais combina com esse cenário? Ter um pomar ou uma horta para trazer os alimentos do jardim direto para a sua mesa!

Independentemente do tamanho desse espaço, ele traz diversos benefícios. Uma sombra gostosa nos dias quentes, um abrigo para belos pássaros e poder colher alimentos frescos e frutas na hora, direto do pé, com um sabor todo especial e gostinho de infância!

Ter um pomar na casa de campo é uma atividade super relaxante e colabora para uma melhor qualidade de vida, por conta do envolvimento com a natureza, do manuseio da terra e do consumo de alimentos frescos produzidos no seu próprio jardim.

Abrir a porta de casa e sentir um cheirinho de manjericão, hortelã e alecrim parece algo distante da sua realidade? Acredite, com dedicação e planejamento, isso é possível. A vida no campo ficará mais gostosa e você poderá criar doces recordações ao lado da sua família, seja durante a plantação, colhendo os frutos ou, ainda, fazendo deliciosas geleias naturais – isso sem contar que, para as crianças, esse contato com a natureza é precioso.

Pensando em tudo isso, no post de hoje preparamos dicas de como planejar esse espaço dentro do projeto de sua casa de campo. Vamos lá?

  1. Escolha a localização para o pomar

O primeiro passo para tornar a sua vida no campo ainda mais prazerosa é escolher a localização do pomar ou da horta. Existem alguns fatores que influenciam nessa decisão e que devem ser respeitados para garantir que os alimentos cresçam fortes e saudáveis.

  • O terreno deve ser, de preferência, plano ou levemente inclinado. Evite áreas muito baixas, excessivamente úmidas ou que alaguem com facilidade.
  • O solo deve ser bastante profundo e ter uma boa drenagem.
  • A região escolhida deve ser protegida de ventos fortes e frios e receber bem a luz do sol.
  • Você pode utilizar uma proteção vegetal para evitar os ventos, pois eles derrubam os frutos, prejudicam a polinização e derrubam galhos.
  • É fundamental que, nas proximidades do pomar, haja boa disponibilidade de água para irrigação.
  • Fique atento à iluminação, pois esse fator é essencial para o crescimento e para a reprodução das plantas frutíferas, que, normalmente, necessitam do contato direto de, pelo menos, 7 horas diárias de sol no verão.
  • Antes de iniciar o cultivo, limpe o terreno, retirando raízes, entulhos e pedras que podem atrapalhar na formação dos alimentos.
  • Verifique a existência de formigueiros nas proximidades, eles são um perigo para a sua horta.
  • Para evitar a entrada de animais, a área do pomar na casa de campo deve ser cercada.
  1. A vida no campo e as espécies que serão cultivadas 

Após ter definido a localização do pomar da sua casa de campo, você pode escolher quais variedades de alimentos serão cultivados.

Uma dica é levar o seu gosto particular em consideração, assim como o da sua família. Quais frutas vocês apreciam? Qual verdura não pode faltar no almoço de domingo? Qual o sabor de geleia e suco favorito?

Além disso, a sazonalidade e as condições de clima da sua casa de campo também afetam a qualidade da horta. Escolha espécies que se adaptarão e terão um melhor aproveitamento.

As mudas que vão ser plantadas devem ser fortes, bem formadas e ter um aspecto sadio. Além disso, as raízes devem ser vigorosas e adquiridas de produtores de confiança para garantir a sua procedência e qualidade.

Vale reforçar que a maioria das plantas que são frutíferas possui uma época definida do ano para produção. Sendo assim, é interessante cultivar diferentes espécies para adoçar a sua vida no campo durante o ano todo!

Cuidar de uma horta ou de um pomar, praticar jardinagem, colher frutos, mexer na terra, fazer arranjos de flores ou planejar o paisagismo são maneiras de relaxar, esvaziar a mente e se aproximar da natureza em sua vida no campo.

O estilo de vida urbana priva a maior parte da população desse tipo de atividade. Normalmente, as pessoas dão uma pausa na rotina apenas durante as férias, não é mesmo? A vida no campo é excelente para se aproximar do verde e viver com tranquilidade.

Planejar um pomar, plantar e esperar o tempo de desenvolvimento de cada alimento é uma maneira de apreciar o ciclo da vida e curtir cada momento dele!

E você, já pensou em ter um pomar na casa de campo? Compartilhe a sua experiência e enriqueça a nossa discussão! Até a próxima!

 

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS