O poder da luz indireta nos ambientes da casa de campo

A iluminação tem um papel substancial na decoração de uma casa. No entanto, é preciso ter noção sobre quais luzes usar e onde colocá-las. Uma iluminação bem executada, seja com LED, lâmpadas fluorescentes ou com a fonte de luz não aparente, faz diferença em todo o ambiente.

A luz indireta nos ambientes pode ser um trunfo de uma boa decoração, e é aquela que possui a fonte não visível – assim, a luz é refletida em algum ponto da casa.

Esse tipo de iluminação é ideal para controlar a quantidade de sombras e fornecer um aspecto uniforme ao ambiente. A iluminação indireta é uma opção ótima, pois cria um interior com a sensação de ser mais espaçoso. Entretanto, não apenas como decoração: a iluminação indireta nos ambientes é igualmente eficaz como iluminação geral.

A seguir, conheça mais sobre o poder da luz indireta nos ambientes e como ela pode ser o segredo do design de interiores para deixar os espaços ainda mais aconchegantes. Acompanhe!

A importância de escolher a opção certa de iluminação

Ainda que você invista nos melhores materiais de construção, nos mais belos móveis e artigos de decoração, se não escolher a iluminação correta, você pode arruinar todo um projeto de design de interiores. Investir na iluminação certa para a sua casa é pensar naquilo que fará tudo aparecer da melhor forma.

Nas casas de campo, a iluminação natural é bastante utilizada. Podemos dizer que é uma tendência mundial na arquitetura moderna, o que é corroborado pela pegada de sustentabilidade que se faz tão presente e necessária nos dias de hoje.

Levando isso em conta, a luz natural se torna uma opção bonita e sustentável. Entretanto, quando o dia vira noite e a iluminação natural que resta é a do brilho das estrelas, é preciso fazer uma transição que não seja brusca. É aí que entra a iluminação indireta.

Charme e suavidade com a luz indireta nos ambientes

A luz indireta nos ambientes, além de dar muito mais charme ao local, favorece uma transição mais natural para a sua casa de campo.

A principal vantagem da iluminação indireta é a suavidade. Acredite: o conforto visual é nítido e faz diferença na sua qualidade de vida, proporcionando uma sensação maior de relaxamento.

A iluminação indireta nos ambientes é, usualmente, posicionada em sancas de gesso no teto, no forro, em detalhes no chão ou com o uso de luminárias com filtros foscos.

Além disso, o recomendado é que ela esteja voltada para cima, dessa forma, a luz rebate no teto e se torna difusa. Assim, não cria sombras nem ofusca o ambiente. Entre os produtos de iluminação utilizados para esse fim, estão os spots e as arandelas. No entanto, para destacar pontos específicos, o melhor é utilizar as lâmpadas dicroicas e halógenas.

Para que o “reflexo” do teto na difusão da luz seja completamente uniforme, é fundamental que ele seja da cor branca.

Também existe, hoje, a fita de LED que, além de ser sustentável, possui alta duração e é de fácil de instalação. No caso da fita de LED para luz indireta nos ambientes, você pode encontrá-la em diversas cores. A mais utilizada para iluminação indireta é a fita que simula lâmpadas fluorescentes de cor branca ou amarela.

Nos banheiros, uma opção é posicionar as lâmpadas que vão fornecer a luz indireta ao ambiente atrás do espelho. Assim, você vai acrescentar muito charme ao ambiente.

É comum, para dar ainda mais charme aos espaços que se valem dessa iluminação, fazer uso de luminárias, como abajures. Ou seja, eles acrescentam à iluminação indireta do ambiente um ou dois focos discretos de luz, além de não criarem sombras marcantes.

Agora, uma vez escolhida a iluminação indireta que você vai aplicar, saiba que é preciso um plano de iluminação para cada ambiente, pois as suas escolhas dependerão da função e da estética que deseja adotar em um ambiente. Outra dica importante é substituir os interruptores por dimmers, que são os reguladores de intensidade de luz. Com esse elemento, você poderá ajustar a iluminação para que um ambiente fique ainda mais confortável, prático e relaxante.

Afinal, já que estamos falando de casa de campo, a ideia é proporcionar momentos de tranquilidade, lazer e conforto. Portanto, pense em todos os detalhes para usufruir o seu lar da melhor forma possível.

Gostou do post? Você tem alguma dica ou dúvida sobre luz indireta nos ambientes? Deixe a sua mensagem nos comentários e até a próxima!

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS