Luxo e sustentabilidade no projeto de casa de campo

Luxo, sofisticação e sustentabilidade no projeto de casa: três conceitos que são mais do que um casamento perfeito. Se, hoje, a preocupação com o meio ambiente é uma tendência, cada vez mais, grandes empresas se dedicam a criar soluções inovadoras abraçadas pela arquitetura.

Dessa forma, o próprio conceito de luxo tende a se modificar. Hoje, ancorado na prioridade em comprar com mais qualidade e durabilidade, se tornou o luxo positivo, aquele que preza pela sustentabilidade no projeto de casa de campo.

Luxo sustentável, uma nova visão de um antigo conceito

A construção ecológica é cada vez mais incorporada ao design inteligente. Soluções que visam reduzir o consumo de água e energia elétrica adotam a reutilização de materiais, evitam desperdícios na obra, gerando menos lixo para o meio ambiente, e criam ambientes diferenciados priorizando a sustentabilidade no projeto de casa.

O equilíbrio sutil entre construção sustentável, natureza e design resulta em espaços luxuosos com baixo consumo energético

Para arquitetos, como Arthur Casas, por exemplo, incluir a sustentabilidade no projeto de casa é entender o perfil do local e o que ele precisa, planejando uma construção harmônica com o meio ambiente.

Para ele, mais do que uma mera “maquiagem”, sustentabilidade no projeto de casa está longe de se resumir ao uso de lâmpadas de maior eficiência energética. É utilizar materiais de boa procedência, sim, mas também, usar a pedra ou a madeira local, o marceneiro, a mão de obra da região, pensar no descarte eficiente do lixo, reduzir o desperdício.

Design inteligente usa a sustentabilidade no projeto de casa para criar ambientes luxuosos

Da mesma forma que o conceito de luxo tem deixado no passado o consumo pelo consumo, a acumulação pura e simples, e agregado a noção de engrandecimento pessoal e a importância da experiência, a própria sustentabilidade, cada vez mais, se redefine pelos novos padrões de exigência da sociedade.

A exigência de qualidade em todas as etapas do processo é uma constante cada vez maior entre os consumidores de alto padrão, que prezam pela sustentabilidade no projeto de casa, unindo o requinte de acabamentos luxuosos, design inteligente e o respeito pela natureza.

Dessa forma, vários aspectos visam à sustentabilidade no projeto de casa, e apostar na tecnologia é a melhor forma de aliar a prática ao design inteligente. Priorizar a iluminação natural através de grandes aberturas combinadas a um projeto de iluminação com LED é uma delas.

As transparências das grandes janelas, telhados de policarbonato e/ou panos de vidro levam a beleza da natureza para dentro de casa, ao mesmo tempo em que enchem os ambientes de luz natural. Dessa forma, é possível reduzir o tempo em que as luzes ficam acesas e, ainda, criar ambientes diferenciados, nos quais a própria natureza se torna protagonista do projeto arquitetônico.

Eficiência energética produz mais independência e agrega valor à construção

Por outro lado, a eficiência energética das lâmpadas de LED pode reduzir em até 90% o consumo em relação às lâmpadas incandescentes, com uma vida útil que pode variar entre 15 mil e 25 mil horas. Essas medidas, aliadas ao uso de sensores de presença ou células fotoelétricas, aumentam ainda mais a economia de energia.

Por outro lado, a instalação de placas fotovoltaicas pode gerar economia de até 80% na conta de luz, sendo utilizadas para o aquecimento de água – inclusive piscinas, ofurôs e espelhos d’água, além de chuveiros e a alimentação de diversos aparelhos eletroeletrônicos. Por captar a energia solar e converter em elétrica, os painéis fotovoltaicos são considerados fontes de energia limpa e inesgotável, amigos do meio ambiente.

Arquitetura tem papel fundamental para as ações de sustentabilidade

Varandas que geram sombra e ventilação cruzada, automação da irrigação nos projetos de paisagismo, captação e reaproveitamento da água são algumas das ações de sustentabilidade no projeto de casa que influenciam e valorizam, cada vez mais, as construções de luxo.

Telhados verdes e os jardins verticais, por exemplo – chamados de paredes verdes – colaboram para a climatização do ambiente ao utilizar a própria água da chuva captada e armazenada em cisternas para irrigar as plantas automaticamente. Dessa forma, é criado um microclima, fazendo com que os ambientes fiquem menos quentes no calor, e menos frios no inverno.

E você, tem mais ideias de sustentabilidade no projeto de casa? Quais delas pretende adotar na sua casa de campo? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS