Como escolher um arquiteto para projetos de casas de campo?

Nada melhor do que poder curtir a natureza, a tranquilidade, o cheirinho gostoso e o barulho do vento assoviando em meio às plantas no conforto de uma bela casa de campo, não é mesmo?

Esse cenário reconfortante faz muita gente querer se refugiar e deixar a loucura e a agitação urbana apenas para os dias em que não há outra saída. Mas se você não souber como escolher um arquiteto para projetos de casas de campo, pode acabar frustrado com o resultado.

Já imaginou você querendo reformar ou construir para poder usufruir o quanto antes das belezas da natureza, e o pedreiro sumir, os móveis estarem com as medidas erradas e, de quebra, não ter uma tomada sequer na parede para instalar a sua TV?

Escolher um arquiteto para projetos de casas de campo pode até não ser tão simples, mas vai lhe ajudar a ficar livre de todo tipo de problema relacionado à casa.

Portanto, é preciso confiar totalmente nesse profissional, e, para lhe ajudar, prepararmos algumas dicas sobre como escolher um arquiteto para projetos de casas de campo, de forma que você não tenha que enfrentar aquelas “surpresinhas” que costumam aparecer durante a obra! Confira!

1. O que você deseja para a sua casa de campo?

Antes de sair procurando um arquiteto para projetos de casas de campo, é essencial esclarecer alguns pontos que vão ajudar a criar uma proposta que se tornará parte do seu projeto.
Comece pensando no que você deseja construir: quantos quartos, banheiros, andares, qual é o estilo da casa? Defina, também, o orçamento que vai investir, além, é claro, de planejar uma reserva para qualquer imprevisto que possa ocorrer durante a obra.

Também é fundamental saber o tempo que você terá disponível e de que forma o projeto de casa de campo poderá lhe afetar. Todos esses pontos servirão como guia para o arquiteto poder apresentar propostas que se encaixem naquilo que você objetiva.

2. A busca pelo arquiteto para projetos de casas de campo

Encontrar o arquiteto ideal é como procurar um médico: comece com indicações de amigos e faça pesquisas em sites.

Feito isso, você deve refinar a sua busca por meio de revistas especializadas e, até mesmo, mostras de decoração. Isso irá ajudar a sentir afinidade com os diferentes estilos e aguçar o seu olhar para que você se sinta seguro na hora de montar e aprovar o projeto da sua casa de campo.

Não se esqueça de acompanhar o portfólio do profissional e solicitar uma relação de clientes para visitar ou conhecer as obras. Vale a pena dar uma olhada nos trabalhos assinados pelo profissional para verificar se o arquiteto tem experiência no estilo que você deseja.

Depois de ter uma lista de candidatos, certifique-se de que eles possuem registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de seu estado e se respondem rapidamente aos seus contatos – acredite, isso pode fazer toda a diferença lá na frente.

3. Fique de olho nos preços e nos prazos

Peça para que os arquitetos pré-selecionados apresentem orçamentos detalhados e expliquem de que forma trabalham. É fundamental sentir afinidade, afinal, vocês serão uma equipe nos próximos meses – e é exatamente por esse motivo que a disponibilidade da qual falamos deve ser levada em consideração.

Coloque tudo no papel: serviços, prazos e preços. Tudo deve ficar muito claro, nada de começar a sua obra sem ter um projeto pronto!

Os preços podem ser calculados considerando a área construída, o custo da obra ou, ainda, pela hora técnica. Se você desejar ter uma referência de preços, o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) apresenta uma tabela de honorários.

Escolher um bom arquiteto é o segredo do sucesso de projetos de casas de campo, uma vez que o resultado final depende, em grande medida, do trabalho desse profissional. É ele, também, quem agiliza o processo e o torna muito mais prático e objetivo – e vamos combinar que, quando se trata de obra, quanto menor o tempo, melhor.

Antes de tomar a sua decisão, faça muitas pesquisas. Hoje em dia, os profissionais disponibilizam os portfólios online facilitando – e muito – na hora da busca, mas não deixe de pedir indicações e contatos de clientes para visitar a obra e conferir de perto o trabalho do arquiteto.

Esperamos que as nossas dicas lhe ajudem a acertar na escolha de seu arquiteto para projetos de casas de campo!
E você, como faz para escolher esse tipo de profissional? Tem alguma dica extra para compartilhar? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima!

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS