Integração de ambientes na casa de campo: uma tendência da arquitetura

Assim como diversas outras áreas, a arquitetura também se modifica ao longo dos tempos, de acordo com os novos hábitos da sociedade. Nesse sentido, o maior compartilhamento entre as pessoas, a praticidade e a sensação de amplitude tornaram a integração de ambientes na casa de campo uma das mais fortes tendências em arquitetura.

No entanto, de forma um tanto diferenciada dos apartamentos urbanos, os ambientes na casa de campo devem remeter à tranquilidade, ao conforto e ao lazer, privilegiando as áreas de convivência. Para isso, o planejamento arquitetônico deve ser elaborado levando em conta as prioridades de cada família, de forma a beneficiar as atividades mais comuns de cada perfil.

No artigo de hoje, veja como a integração de ambientes na casa de campo pode valorizar seu projeto, deixando-o ainda mais aconchegante, moderno e visualmente espaçoso. 

Integração do jardim com os ambientes na casa de campo

Enquanto nos grandes centros deve-se atentar à praticidade pensando na correria do dia a dia, nos ambientes da casa de campo é interessante dar mais atenção aos detalhes pensando no conforto que vai proporcionar momentos relaxantes aos frequentadores da casa.

Um detalhe importante é a valorização das características do local, como a integração de ambientes sociais com o jardim, por exemplo. Afinal, para muitos, a beleza da casa de campo está na natureza que a cerca – por isso, o paisagismo é parte essencial da maioria dos projetos. 

Quando integradas na casa de campo, grandes janelas, panos de vidro e portas-balcão levam para dentro dos ambientes a beleza da natureza, e podem criar pequenas espaços privilegiadas. É o caso, por exemplo, de banheiros ou lavabos com jardim interno, sem perder a privacidade mas com um toque de natureza. 

Dessa forma, a construção mantém o conforto térmico em todas as estações. No verão, a integração do jardim com os ambientes na casa de campo através de grandes vãos preenche a casa com iluminação natural e ajuda a reduzir a temperatura interna. No inverno, acabamentos quentes, como a madeira, aumentam o clima de conforto e aconchego, demarcando o início e término das estações.

Integração da cozinha garante espaços de convivência mais democráticos

Há muitos anos, o desejo de conviver com amigos e família, e o retorno da cozinha como ponto de encontro são uns dos principais motes para a tendência de espaços integrados na arquitetura. Reunir quem mais se gosta em torno da preparação de criações culinárias próprias já se tornou um ritual de confraternização, uma verdadeira terapia.

Hoje, a integração da cozinha aos demais ambientes na casa de campo é uma constante na arquitetura, seja ele a sala, varanda, jardim ou piscina. A cozinha também tem status social e merece lugar de destaque, com vista para as montanhas ou o jardim, independentemente do estilo da decoração.

Casa de campo com total integração com meio ambiente

A integração com o meio ambiente traz mais conforto e aconchego aos ambientes na casa de campo. Uma boa ideia é criar um refúgio da vida urbana, em que grandes cortinas de vidro promovam a integração dos ambientes na casa de campo com a vista e o projeto paisagístico. Para aumentar a sensação de integração, o telhado de policarbonato pode se unir às paredes de vidro, por exemplo.

Grandes vãos integram ambientes através das cortinas de vidro em portas camarão estratégicas. Sala e jardim se estendem continuamente. O recurso, apesar de presente em todos os estilos de decoração, é uma das características da arquitetura moderna, ressaltando linhas retas e a amplidão dos espaços.

Concreto e vidro criam um ambiente de simplicidade sofisticada e aconchegante ao se unirem à volumetria de tapetes, cortinas e sofás fartos, que reforçam o clima do campo. Grandes janelas levam visualmente o jardim para dentro de casa.

Nas regiões frias, a integração de ambientes chega à piscina. A ideia é usar cortinas de vidro para criar uma caixa de acolhimento, mantendo o conforto térmico, mas integrando a área de lazer externa ao local. 

Gostou das nossas ideias para integrar ambientes na casa de campo? Ficou com alguma dúvida sobre como é possível promover esse efeito no seu projeto? Compartilhe conosco pelos comentários, e conheça o Fazenda Dona Carolina, o futuro endereço para a sua casa de campo. Até a próxima.

 

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS