Os profissionais essenciais para construir sua casa de campo

Conforto, tranquilidade, segurança e, principalmente, horas de lazer com a família e os amigos: nada como ter sua própria casa de campo. Melhor ainda quando você constrói do seu jeito, deixando sua marca registrada em cada ambiente: uma varanda maior, um espaço gourmet ao ar livre, uma sala de jogos. A verdade é que construir sua casa de campo pode ser muito mais divertido e recompensador do que comprar pronto. O problema é que, muitas vezes, não se sabe direito por onde começar, quais os profissionais envolvidos e qual é o papel específico de cada um.

Por isso, para lhe ajudar a construir sua casa no campo, nós listamos os profissionais que devem ser contratados para deixar seu imóvel exatamente do jeito que você sempre quis. Acompanhe.

Começando a planejar sua casa de campo

Escolhido o terreno, o primeiro passo é calcular o tamanho da casa. Pense bem: você quer um quintal espaçoso ou prefere uma casa maior, com pequenos jardins? Prioriza o sossego das tardes de leitura ou adora chamar os amigos para um churrasco? Pense nas suas necessidades e no que você mais gosta de fazer nas suas horas de lazer e faça uma lista.

Agora, é a hora de conversar com um arquiteto e contar todas as suas ideias para que ele possa desenvolver um projeto que tenha o seu estilo e tudo o que você deseja na sua casa de campo.

É ele, também, quem deverá supervisionar a obra e garantir que tudo saia de acordo com o especificado no projeto. Muitos arquitetos já têm sua própria equipe de construção, e outros vão supervisionar os trabalhadores que você contratar.

Para reunir a equipe, você pode escolher entre uma empresa de construção ou contratar profissionais individualmente. O mestre de obras ou empreiteiro vai supervisionar toda a mão de obra envolvida na construção da sua casa de campo: carpinteiro, pedreiro, armador, serralheiro, encanador, pintor etc.

Lembre-se de que o projeto elétrico deve ser feito por um especialista e, em hipótese nenhuma, deixado nas mãos de um curioso ou amador. A parte elétrica merece muito cuidado e deve ser planejada levando em consideração eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos que você pretende instalar na casa de campo, como quantidade de geladeiras, ar-condicionado, televisões, chuveiro elétrico etc. Um projeto mal dimensionado pode causar curtos-circuitos e sobrecargas, podendo, até mesmo, gerar incêndio.

A parte exterior da sua casa de campo

O quintal ou jardim da sua casa de campo também merece ser planejado com cuidado – e para isso, nada melhor do que um paisagista. O profissional vai projetar as plantas de acordo com a incidência de sol, com o clima local, mas, também, de acordo com as suas preferências.

Quer árvores frutíferas para as crianças? Espaço para horta? Ou prefere cactus e flores de pedra que são mais resistentes e fáceis de cuidar? As plantas também deverão ser escolhidas de acordo com a frequência de uso da casa e contar com um funcionário para cuidar do jardim é uma boa ideia para mantê-lo sempre vivo e saudável.
Você também pode contratar um designer de ambientes, um profissional que une as atividades de paisagismo e design de interiores. Outra dica é contatar, também, os serviços de um lighting designer – apesar de ainda não ser muito conhecido no Brasil, ele é um designer especializado no uso e nos efeitos de luz, tanto em ambientes internos quanto externos. Esse profissional pode deixar sua casa de campo com a aparência ainda mais personalizada e econômica energeticamente.

Pensando na decoração

Cuidar da decoração da casa de campo pessoalmente é uma delícia, escolhendo móveis e objetos que mais têm a ver com o seu estilo. Mas nada impede que você conte com a ajuda de um designer de interiores. Assim como o arquiteto, ele também deverá conversar com você para saber seu estilo, hábitos diários, a presença de crianças ou idosos, a quantidade de pessoas que deverá frequentar a casa e até a frequência de utilização do local.
Dessa forma, ele vai adequar o projeto de decoração ao seu estilo de vida e personalidade, lhe acompanhando nas compras ou, simplesmente, orientando sobre materiais e texturas, por exemplo.

Agora que você já sabe quais os profissionais devem ser contratados para a construir a sua casa de campo, já está mais perto tirar o projeto do papel, certo?

E então, ficou com alguma dúvida sobre o papel desses profissionais? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS