Como ter uma galeria de arte na casa de campo?

A casa de campo é um ambiente propício para se buscar um pouco de tranquilidade e inspiração e, por isso, merece todo o seu cuidado e dedicação. Buscar alternativas criativas para compor este local é uma prática inteligente, principalmente para quem deseja fugir um pouco da realidade urbana e dos seus constantes problemas.

Uma ideia muito bacana e que valoriza ainda mais os ambientes é a integração de objetos de arte à decoração. Quem sabe uma verdadeira galeria de arte na casa de campo? Com certeza, essa opção trará ainda mais charme ao seu lar, chamando a atenção não só pela beleza, como também pela originalidade e exclusividade.

Pensando em ajudá-lo a desenvolver uma galeria de arte na casa de campo, preparamos o post de hoje! Confira as nossas dicas a seguir!

Arte na casa de campo: por que colecionar?

Pode ser que você já seja um colecionador nato e que nem precise deste tópico para desenvolver a sua galeria de arte na casa de campo. Por outro lado, se essa prática ainda for nova para você, vamos explicar um pouco sobre esta ideia! 

Colecionar objetos, principalmente relacionados à arte, representa grande interesse cultural e histórico. Essa prática não só valoriza o seu espaço, como também transmite significado e cria uma decoração exclusiva.

Ao ter objetos de arte na casa de campo, você estará ajudando a conservar uma parte importante da identidade de um povo e da história dele, decorando de forma muito significativa os seus espaços.

Por que aderir à ideia de ter uma galeria de arte na casa de campo?

Já que a sua casa de campo é um espaço de lazer propício na busca pelo bem-estar e tranquilidade, promover espaços inspiradores é uma excelente alternativa. Além de renovar os pensamentos, isso transmitirá boas energias e alegria.

Além de tudo, as obras de arte são sinônimos de estilo e personalidade. Elas valorizam a sua casa no campo e se destacam por projetarem dois fatores muito importantes: história e cultura. Por isso, não hesite em transformar a sua casa de campo em uma referência artística. 

Galeria de arte na casa de campo: quais itens escolher?

Não há regras para estipular qual objeto pode ser incluído ou não na sua galeria de arte na casa de campo. A única exigência é que os itens selecionados tenham caráter artístico e algum significado especial para você.

As peças podem ser variadas e de origens distintas, bem como devem trabalhar conceitos opostos – o importante é que conversem com a proposta da sua casa de campo. O valor tributário, ainda que geralmente seja alto, não é o que determina o que é ou não é arte, mas, sim, a representatividade do objeto, bem como o objetivo do seu desenvolvimento.

Dentre os objetos artísticos mais utilizados para este fim, podemos citar quadros, telas, estátuas, esculturas, objetos arquitetônicos, entre outros. A verdade é que vale aquilo que lhe parecer relevante e que gere algum sentimento em você e sua família.

Como organizar a sua galeria de arte na casa de campo?

Você pode optar por organizar um espaço especial para a sua galeria de arte ou, então, dispor os objetos da maneira que julgar mais equilibrados nos ambientes. Se preferir a primeira ideia, procure uma peça ampla, com boa iluminação e que comporte aquilo o que deseja dispor.

O mais interessante é que você transforme a sua casa em uma exposição artística como um todo, tendo, em cada ambiente, um detalhe diferente, com pelo menos uma obra representativa. Por isso, a segunda ideia é uma alternativa mais aconchegante e ampla. Dessa forma, as peças farão parte mais naturalmente do seu universo e caracterizarão a sua decoração, transformando-a em algo de valor único!

Como destacar a sua galeria de arte na casa de campo?

O primeiro passo é a organização, mas de nada adianta que ela seja feita se não houver destaque necessário para cada um dos objetos que você está incorporando na sua casa de campo.

Por isso, atenção ao local onde você colocará as suas peças artísticas. Primeiramente, elas precisam estar seguras, evitando que possam ser “vítimas” de acidentes cotidianos, além de ter iluminação, suporte e espaço adequados, para que sejam percebidas e valorizadas da forma que merecem. Tente harmonizá-las com os demais itens da decoração, mas sem deixá-las camufladas. Com o valor (financeiro e emocional) que possuem, as suas obras de arte merecem estar em evidência.

Por exemplo, você pode alocar as estátuas no jardim, integradas com plantas e árvores. Já na sala de jogos ou de jantar, que são locais que comportam adequadamente peças de colecionador, reservar um espaço para as suas telas e quadros, que podem ser pendurados na parede, é uma boa ideia; ou, então, seguir uma tendência da arquitetura: as chamadas galerias em prateleiras, que são perfeitas para espaços com pé-direito alto.

Para o caso de quadros, é importante ter uma atenção especial aos vidros utilizados nas molduras. Para isso, os mais indicados são os do tipo antirreflexo.

E, então, você percebeu como esta ideia pode ser mesmo formidável para incrementar a decoração da sua casa de campo? É hora de valorizar as produções culturais e transformar o seu espaço em uma verdadeira referência do segmento – o apelo é inteligente e repleto de significado. Comece logo a sua seleção de peças para colocar em prática a ideia de organizar uma galeria de arte na casa de campo!

E, então, gostou das nossas dicas? Você pensa em ter uma galeria de arte na casa de campo? Compartilhe as suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima!

 

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS