Passo a passo para a compra e transferência de um lote

A construção de uma casa vai muito além de escolher o terreno ideal e iniciar as obras. Em meio a tudo isso, é necessário dar uma atenção aos trâmites burocráticos e legalizar a operação de compra e transferência de um lote.

Apesar de assustar em um primeiro momento, toda essa burocracia pode ser facilmente resolvida. Para isso, basta que você tenha conhecimento sobre as etapas envolvidas desde a compra até a transferência de um lote, o licenciamento e legalização para iniciar as obras.

Neste artigo, vamos falar sobre como funcionam os procedimentos de compra e transmissão de um lote e de que forma é possível viabilizar o licenciamento e legalização da sua obra. Acompanhe. 

Passo a passo da compra e transferência de um lote

O processo de compra e transferência de um lote envolve o encaminhamento de diversos documentos e o pagamento de algumas taxas, tributos, etc. Confira um passo a passo de como isso pode ser resolvido.

  1. Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

O ITBI é um imposto cobrado sobre todas as operações de transferência de um lote ou outra propriedade. Ele afeta diretamente a operação de compra de um imóvel porque quem deve pagá-lo é o comprador – com exceção para os casos de permuta, em que o valor é dividido entre os envolvidos.

O valor do ITBI é calculado com base no valor do bem ou da transação (conforme legislação aplicada) e tem uma alíquota que varia de acordo com cada município. Portanto, é importante que você faça uma consulta junto à prefeitura para conferir quanto deverá desembolsar. 

  1. Registro de Compra em Cartório

O Registro de Compra em Cartório é o documento que colocará o terreno no seu nome, ou seja, é ele quem garante validade sobre a posse do bem. Isso deverá ser feito no Cartório de Registro de Imóveis e o valor a ser pago varia de acordo com o estado – seguindo uma tabela regulada pelo valor da transação, disposto na escritura. 

  1. Escritura do terreno

A escritura do terreno representa um instrumento público, que traz as principais informações dispostas no contrato de compra e venda, ratificando a vontade de ambas as partes para que a transação ocorra e que possibilita a transmissão da propriedade do imóvel ao comprador. Este documento pode ser encaminhado no Cartório de Notas da seguinte forma:

Separe os documentos necessários

Antes de encaminhar o seu pedido de escritura, reúna todos os documentos que serão necessários para o procedimento. São eles:

  • Certidão de inteiro teor (matrícula do imóvel atualizada), certidão de ônus reais e ações do imóvel;
  • Cartela do IPTU ou Certidão de Valor Venal (expedida na prefeitura);
  • Negativa de débitos de IPTU;
  • Guia de Recolhimento do ITBI/ITCMD.

Além disso, o comprador e o vendedor do lote em questão também devem apresentar:

  • Nome completo;
  • RG e CPF;
  • Estado Civil;
  • Profissão;
  • Comprovante de Residência;
  • Compromisso Particular de Compra e Venda, se houver.

Vá até o Cartório de Notas

Com tudo isso em mãos, é preciso ir até o Cartório de Notas e encaminhar o pedido de escritura de lote. Todos os procedimentos serão explicados durante o atendimento e é necessário saber qual dos tipos de escritura é a ideal para o seu caso:

  • Compra e venda;
  • Compra e venda com pacto adjeto de hipoteca;
  • Promessa de compra e venda;
  • Permuta;
  • Quitação de preço;
  • Cessão de direitos aquisitivos.

Faça o pagamento das taxas

Para finalizar o processo, você deve fazer o pagamento da taxa de cartório e se certificar de que foi recolhido o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) – para isso, você poderá ter o auxílio da escrevente do cartório. Depois disso, os seus documentos serão analisados e você obterá a escritura.

  1. Jogo de certidões

Para finalizar o processo de compra e transferência de um lote, você deve dar uma atenção ao jogo de certidões. Trata-se do nome dado ao conjunto dos principais documentos para viabilizar a transação, que podem ser feitos por despachantes. São eles:

  • Cópia do título aquisitivo
  • Certidão de Propriedade, com negativa de ônus e alienações, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis da Capital
  • IPTU com as parcelas vencidas até a data devidamente quitada
  • Capa do IPTU do ano anterior para cálculo do ITBI
  • Certidão Negativa da Prefeitura, dando plena quitação dos impostos municipais até a data da transmissão da posse
  • Cópia autenticada do RG e CPF, da Certidão de Casamento e do pacto antenupcial

Além dos documentos acima citados, outros também poderão ser apresentados pelo vendedor antes da aquisição, são eles:

  • Certidões Negativas dos Cartórios de Protestos da Capital, abrangendo o período de cinco anos anteriores à data
  • Certidões Negativas dos Distribuidores Forenses das Justiças Estadual e Federal e Executivos Fiscais – Estaduais e Municipais, abrangendo o período de 10 anos anteriores à data
  • Certidão dos Distribuidores da Justiça de Trabalho
  • Certidões de objeto e pé de eventuais ações, execuções ou protestos, que constam nas certidões referidas

 

Licenciamento e legalização da obra

Depois de realizada a transferência de um imóvel, você está mais próximo de começar a construir a sua casa. Porém, antes disso, ainda é necessário realizar o licenciamento e legalização da obra.

O primeiro passo é consultar as restrições contratuais de uso e ocupação do imóvel, caso pertença a um loteamento desenvolvido com regras próprias. O segundo passo é consultar a prefeitura do seu município a respeito das exigências – que podem variar entre uma cidade e outra.

Entretanto, existem alguns documentos que são necessários para legalizar a sua obra, independentemente da sua localização. Veja quais são eles:

  1. Matrícula do imóvel
  2. Alvará de construção emitido pela prefeitura
  3. ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) assinado pelo engenheiro ou arquiteto
  4. Habite-se da obra
  5. Averbação da construção, que pode ser encaminhada no Cartório de Registro de Imóveis e requer a planta do imóvel e o Habite-se e CND do INSS.
  6. Certidão Negativa de Débitos Imobiliários do imóvel na prefeitura

Apesar de parecer, a transferência de um lote e legalização da sua obra não são tarefas muito complicadas. Você ficou com alguma dúvida sobre o processo? Deixe sua pergunta ou comentário, teremos prazer em responder. 

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS