Acabamentos: como escolher as pedras para a casa de campo?

As pedras na decoração da casa de campo são um recurso muito utilizado para dar um “up” na arquitetura, mas é preciso cuidado na hora da escolha. Saber combinar materiais e utilizar as mais adequadas para cada ambiente é fundamental para ter o efeito desejado e manter a sofisticação e a sensação de acolhimento que se deseja.

Veja, no post de hoje, como escolher as pedras para a casa de campo e criar diferenciais decorativos que valorizam cada espaço. 

Pedras para a casa de campo: como escolher? 

Elas são ao mesmo tempo rústicas, sofisticadas, duráveis e valorizam cada cantinho da casa de campo. No entanto, é preciso atenção para que a escolha seja adequada à função delas em cada cômodo da casa.  

Pedras nas paredes da casa de campo 

Casa de campo e pedras na parede são uma dobradinha de sucesso: o recurso leva aconchego e dá um toque de sofisticação rústica bastante interessante, criando um diferencial na decoração.  

As pedras São Thomé, por exemplo, são excelentes para revestir a parede da lareira, dar destaque ao home theater ou ao guarda-corpo da casa.  

Outras pedras para a casa de campo bastante utilizadas são a canjiquinha (filetes de pedras), os seixos rolados e até mesmo a pedra portuguesa – que há muito tempo saiu das calçadas para emprestar charme às paredes, criando verdadeiros mosaicos. 

As pedras mineiras – madeira, goiás e miracema, por exemplo – também ficam lindas como revestimento de paredes. 

Cozinhas e espaços gourmet: as pedras para a casa de campo mais indicadas 

Espaço gourmet, cozinha e área de churrasqueira também ficam mais valorizados pelas pedras, na casa de campo. Nesses casos, as mais indicadas são o granito e o mármore, que podem ser usados em bancadas, pisos, frontões, paredes e tampos de áreas internas e externas. 

Entre as vantagens do granito está o baixo índice de porosidade e a alta resistência ao desgaste, como impactos e riscos. Já a desvantagem é que as tonalidades mais claras são mais porosas, por isso, a tendência é que acabem manchando mais facilmente, já que a superfície é pouco homogênea. 

O mármore, por sua vez, é o mais indicado para ambientes internos, ainda que também possa ser utilizado externamente – só que, neste caso, como sofre com a ação do tempo, ele tende a mudar de cor. Como o índice de porosidade é elevado, evite usar na bancada da cozinha e em áreas de tráfego intenso. A grande vantagem do mármore é a variação de tonalidades e cores. 

Pedras para pisos internos e externos 

Na hora de escolher as pedras para a casa de campo, a pedra-de-são-tomé é uma excelente opção para os pisos internos e externos. Além da beleza, ela é altamente segura, já que é um quartzito com nobreza de texturas, o que garante a resistência. Pelo fato de essas pedras para a casa de campo não reterem calor, elas também são perfeitas para as áreas do lazer, da piscina e dos jardins.

Os seixos telados também são uma boa opção como pedras para a casa de campo. Essa rocha natural fica excelente tanto interna quanto externamente, inclusive em áreas molhadas, paredes e até nas fachadas. Comercializados em placas ou soltos, podem ser utilizados, ainda, revestindo boxes, bastando passar uma resina regularmente para mantê-los conservados. 

Evite colocar ardósia e pedra-sabão nos pisos externos, porque aquecem muito com o sol e são bastante escorregadias. 

Casa de campo com pedras vulcânicas 

Entre as pedras para a casa de campo que criam diferenciais na decoração estão as vulcânicas, como a hijau e hitam (rochas naturais extraídas uma a uma de forma artesanal). Uma curiosidade: a hijau tem 80% da composição por quartzo, enquanto a hitam é composta pela própria lava – por isso, é menos resistente e não é indicada para locais com alto tráfego de pessoas. 

As rochas vulcânicas também podem ser utilizadas dentro e fora da casa de campo, em fachadas e paredes, além de promover um diferencial decorativo quando utilizadas como revestimento de piscinas e espelhos d’água, aos quais emprestam uma coloração intensa. 

 

E, então, você já sabe como escolher as pedras para a casa de campo? Tem mais alguma sugestão para criar diferenciais decorativos e arquitetônicos? Compartilhe conosco a sua ideia, pois queremos muito saber a sua opinião. Até a próxima.

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS