Como planejar a fachada de uma casa de campo?

Em primeiro lugar, o que chama a atenção em uma bela construção? A fachada de uma casa de campo merece tanta atenção quanto a planta e o projeto dos ambientes internos. A demarcação do terreno, por exemplo, é fundamental, para impor limites e para manter a segurança, sempre levando em consideração as diretrizes do condomínio ou loteamento.

No post de hoje, veja como planejar esse verdadeiro cartão de visitas, que é a fachada de uma casa de campo. 

Fachada de uma casa de campo: o que levar em conta? 

São vários os fatores que você deve considerar na hora de planejar a fachada de uma casa campo.  

Por exemplo, você tem crianças pequenas ou pets que correm o risco de ir para a rua? O regimento interno do condomínio ou loteamento especifica um padrão para as fachadas? A casa será linear ou terá dois ou mais andares? Haverá muro ou a calçada será integrada ao jardim? Quer mais privacidade ou prefere privilegiar a interação com os vizinhos?  

Como não há uma fórmula, levar esses aspectos em consideração pode impactar a forma de aproveitar a sua casa de campo e criar mais conforto estético. 

Fachada de casa de campo com jardim decorativo 

Uma forma de criar diferenciais é montar um jardim decorativo na fachada de uma casa de campo. Além de reforçar o aspecto de descanso, o paisagismo cria uma sensação de conforto e aconchego visual, levando mais elegância e sofisticação ao projeto.  

Para que o jardim esteja sempre vistoso, é importante estudar a incidência do sol e quais são as plantas que mais se harmonizam à fachada de uma casa de campo.

É interessante, também, instalar aspersores automáticos, mantendo uma rega programada. 

Muro de vidro: mais segurança e menos privacidade 

De acordo com as recomendações de segurança, quanto maior a visibilidade da casa, melhor: assim, qualquer vizinho pode notar e avisar as autoridades em caso de uma movimentação diferente. Nesse quesito, os muros de vidro têm sido a opção cada vez mais adotada na fachada de uma casa de campo. 

Por outro lado, ele é ideal, também, não só para quem quer manter estranhos longe do seu jardim, mas, também, crianças e bichinhos de estimação longe da rua. O muro de vidro cria uma barreira segura e visualmente leve, equilibrada esteticamente com qualquer estilo de residência. 

Muito utilizado nos projetos arquitetônicos atuais, o muro de vidro pode ser projetado em combinação com alvenaria, madeira ou ferro, por exemplo, de acordo com o gosto do proprietário. Além disso, ele pode ser totalmente transparente, fumê ou verde. 

Uma das poucas desvantagens do muro de vidro na fachada de uma casa de campo é a perda de privacidade de quem está no jardim ou na varanda, por exemplo. Para driblar esse inconveniente, no entanto, há opções de muro com vidro jateado, que impede a visibilidade total do ambiente. 

Outras opções são os muros de vidro blindado, de altíssima resistência e os muros com vidro temperado, indicado para locais com grande amplitude térmica por ter forte resistência mecânica à dilatação em diversas temperaturas. 

Calçada integrada ao jardim: beleza e sofisticação 

A fachada de uma casa de campo com calçada integrada ao jardim é ideal para condomínios e loteamentos com alto grau de segurança. O projeto, que agrega beleza e sofisticação a qualquer estilo, tem o inconveniente de deixar a entrada da casa de campo mais vulnerável, assim como também o acesso à calçada pelas crianças e animais domésticos – o que pode ser um problema em residências de rua. Por outro lado, é bastante utilizada em condomínios fechados de alto luxo. 

Muros de alvenaria e grades: as fachadas mais convencionais 

Os muros de alvenaria e as grades de ferro são as formas mais tradicionais de fachada de uma casa de campo. Os de alvenaria, por exemplo, podem integrar outros elementos, como as próprias grades, vidros, cobogós, madeira e ferro fundido.

Eles são uma barreira sólida que pode ser construída com tijolos cerâmicos, madeira, pedras, blocos de concreto ou gabião – uma estrutura artesanal altamente permeável e drenante. 

Da mesma forma, a fachada de uma casa de campo com grades é uma maneira eficiente e elegante de manter a segurança, já que, assim como o muro de vidro, mantém a visibilidade da casa, ao mesmo tempo em que é uma barreira contra estranhos. 

Além do ferro, as grades também podem ser feitas de madeira, alumínio e concreto, dependendo do estilo arquitetônico escolhido. 

E, então, tem mais ideias sobre a fachada de uma casa de campo? Compartilhe conosco as suas sugestões e até a próxima.

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS