Como comprar um terreno ideal para a sua casa de campo?

Toda boa casa começa com um bom terreno, ou seja, não adianta fazer mil planos para construir se o local escolhido deixar a desejar – afinal, isso seria apenas um mau investimento.

Mas como saber se o terreno é ideal para a sua casa de campo? Como acertar na hora de comprar um terreno? São diversos os fatores que impactam diretamente nessa decisão – desde o tipo de solo até a vizinhança e a documentação.

Neste artigo, preparamos dicas para lhe ajudar a comprar um terreno ideal para a sua casa de campo. Confira!

Verifique a topografia antes de comprar um terreno

Os terrenos em aclive (que sobem em direção ao fundo) ou em declive (que descem em direção ao fundo) costumam ser mais baratos do que os planos, porém, o barato pode sair caro nesses casos. Os gastos que você terá para movimentar a terra, criar uma estrutura adequada de contenção e drenagem e fazer todos os outros ajustes nestes terrenos podem ser altos.

O ideal é solicitar a opinião de um arquiteto ou engenheiro para avaliar as condições do terreno, porque, dependendo do caso, é possível, também, criar um projeto de casa que se beneficie dessas condições de terreno. O que você deve evitar é comprar um terreno antes de consultar um desses profissionais.

Analise o tipo de solo

Assim como acontece com a topografia, o solo também pode causar algumas complicações para as suas obras. Por isso, o ideal é fazer a contratação de uma sondagem, que analisa o perfil do terreno para determinar em que camadas estão os solos apropriados para apoiar o alicerce da sua casa.

Os solos pedregosos dificultam as fundações profundas e aumentam os custos. Já os solos arenosos não são recomendados para a construção de casas pesadas por conta da erosão. Além disso, é preciso estar atento à proximidade de cursos d’água – que podem causar o alagamento do solo.

Confira a posição do Sol

Descubra a posição em que o Sol nasce e se põe em relação ao terreno estudado: essa é uma informação muito importante para planejar onde serão os cômodos da casa construída. O ideal é que os quartos fiquem voltados para o nascer do Sol e não para a face norte, que é a que mais recebe insolação durante o dia e, por conta disso, pode deixar os ambientes muito quentes.

A piscina deve estar estrategicamente localizada para receber a luz direta do sol o máximo de tempo possível.

Além disso, considere a influência de eventuais sombras no terreno – sejam de outras construções ou por formações naturais. Você não vai querer comprar um terreno e construir a sua casa onde não incide a luz do sol, não é mesmo?

Considere a infraestrutura e vizinhança

Quando falamos sobre uma casa no campo, é preciso ter muita atenção a vários aspectos relacionados à localização do terreno: a infraestrutura oferecida no local, a proximidade das cidades ao redor, o acesso aos serviços e estruturas que você necessita no dia a dia e a vizinhança da região.

Imagine só como seria ter que se deslocar durante quase uma hora para ter acesso a um mercado ou uma padaria? Ou, então, ter que lidar com vizinhos que fazem festas constantemente e não permitem que você tenha a tranquilidade que busca em uma casa de campo?

Descubra eventuais limitações

Existem algumas regiões que impõem limitações no que você pode fazer no seu terreno – principalmente por questões ambientais. Cortes de árvores ou construções próximas a rios podem ser um problema, por exemplo, por isso é fundamental consultar essas restrições na prefeitura do município antes de comprar um terreno. 

Cheque a documentação

Comprar um terreno também envolve várias questões burocráticas. Portanto, verifique se todos os documentos estão em ordem para evitar complicações. As principais consultas que você deve realizar são:

  • Certidão de propriedade do terreno atualizada, que é emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis e contém o histórico do terreno
  • Certidões de ações dos distribuidores cíveis, protesto, execuções fiscais e ações federais
  • Registro do terreno no nome de quem está vendendo
  • Certidão Negativa de Débitos Municipais e carnê do IPTU

Você já conhecia todos os cuidados necessários antes de comprar um terreno para a sua casa de campo? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima! 

 

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS