5 principais erros na construção de uma casa

Construir uma casa de campo é o objetivo de muitas pessoas. Só que, na ansiedade por ver tudo pronto ou por mero desconhecimento, os erros na construção acabam sendo bastante frequentes – e gerando prejuízos com retrabalho que poderia ser evitado.

Há, também, vários percalços e situações que atrasam a obra, e é possível se preservar com alguns cuidados e dicas. No artigo de hoje, descubra quais são os erros na construção mais comuns e fique atento!

Planejamento é fundamental para evitar erros na construção

Como a maioria das coisas na vida, um bom planejamento é essencial para evitar erros na construção de uma casa de campo. Procure saber sobre todos os profissionais que devem ser contratados, qual a função de cada um e como eles devem atuar em conjunto. Certifique-se de ter um responsável competente e experiente na supervisão para que tudo saia de acordo com o projeto. 

Além disso, evite correria: mais vale esperar um pouco mais para ter um serviço de qualidade do que levar a obra a toque de caixa e, depois, sofrer com os erros na construção. Lembre-se de que alguns podem ser irreversíveis. 

1 – Sondagem do terreno inexistente ou mal executada

A capacidade de suporte do solo só é conhecida através da sondagem do terreno, e é por meio dela que os cálculos sobre o peso da estrutura devem ser feitos. Quando a sondagem não existe ou é feita de forma inadequada, os erros na construção podem resultar em trincas, fissuras e rachaduras nas paredes e pisos, causados pelo afundamento do solo, que provocam os chamados recalques da fundação.

Um erro grave é quando há baixa em apenas uma parte da edificação, de forma mais pronunciada do que em outras. Nesse caso, há esforços estruturais não previstos, chamados de recalque diferencial, e que podem pôr toda a obra a perder.

2 – Caimento do piso inadequado

O nível de declive do piso é essencial para o escoamento da água de forma perfeita, evitando poças e/ou infiltrações. O percentual de caimento deve ser definido no projeto, assim como a orientação correta do sentido de vazão.

A eficiência desse declive, por outro lado, deve ser testada ainda durante a obra, para que sejam corrigidos quaisquer erros na construção, e isso pode ser feito com instrumentos simples, como o indicador de nível.

3 – Uso de tinta inadequada

Manchas, variações de cor e texturas inesperadas podem aparecer em curto prazo se a tinta utilizada não for adequada para o ambiente – interno ou externo, molhado ou seco etc.

É preciso respeitar as especificações de cada tinta e sua forma de aplicação indicadas pelo próprio fabricante. Tintas premium costumam ter mais durabilidade apesar de nem sempre render tanto quanto as comuns e de ser mais caras.

É bom lembrar que a aplicação de tinta não é uma questão meramente estética, mas também funcional, já que ela funciona como um agente preventivo contra a degradação do material empregado na obra pela ação do tempo e das intempéries. Assim, a repintura periódica pode requerer, também, o uso de impermeabilizantes. 

4 – Impermeabilização mal feita 

A falta ou má qualidade de impermeabilização é um dos mais comuns erros na construção e resulta em pisos e paredes com manchas, apodrecimento de alguns materiais, descolamento de reboco e de revestimentos, e até mesmo eventuais danos ao sistema de fundação.

Existe uma grande variedade de produtos impermeabilizantes disponíveis no mercado. Alguns devem ser incorporados à argamassa, outros aplicados diretamente sobre as superfícies já construídas. Cabe ao responsável pelo projeto determinar o melhor tipo, ou a combinação de vários, de acordo com as especificidades do terreno e do ambiente. 

5 – Subdimensionar as redes elétrica e hidráulica

Um erro na construção bastante frequente é o subdimensionamento das redes elétrica e hidráulica. É preciso levar em consideração que, cada vez mais, as casas, mesmo as de campo, possuem diversos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. 

Além de ser ideal uma tomada a cada dois metros em cada cômodo, a fiação e a voltagem devem estar adequadas ao uso de diversos aparelhos simultaneamente, como ar-condicionados, chuveiros elétricos, televisores, games e computadores, além de geladeira, freezer, máquina de lavar roupa e eletrodomésticos menores.

Da mesma forma, a rede hidráulica deve levar em consideração o aumento do número de pessoas utilizando a casa devido a um possível crescimento na família, amigos etc., de forma a haver pressão suficiente em torneiras e chuveiros e o perfeito escoamento da rede de esgoto – o mau dimensionamento das tubulações e conexões gera perda de carga e pouca força na saída da água. 

Por outro lado, a planta deve prever o posicionamento correto da caixa d’água, que deve estar a uma altura suficiente para compensar a subtração de pressão da água durante o trajeto nas tubulações. Tanto o projeto hidráulico quanto o elétrico devem ser desenvolvidos por um profissional habilitado. 

E você, já teve problemas por conta erros na construção de uma casa de campo? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente nos comentários e até a próxima.

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS