Como definir a planta de uma casa de campo?

Nada mais gostoso do que poder relaxar na sua casa no campo com a família e os amigos, mas é claro que, para os dias de lazer serem ainda mais especiais, o ideal é que ela reflita o seu estilo de vida – e, para isso, é preciso saber definir como será a planta de uma casa de campo. 

Para uns, por exemplo, a casa ideal é aquela que tem uma ampla área para desfrutar dos seus dotes culinários. Para outros, o essencial é um belo jardim com um cantinho para leitura ou cômodos amplos para abrigar todos os amiguinhos da garotada. 

Por isso, no post de hoje, listamos o que deve ser levado em consideração na hora de definir a planta de uma casa no campo. Confira. 

Casa no campo linear ou com dois andares?

Pode parecer besteira, mas a definição de casa no campo linear ou com dois ou mais andares é muito importante, e pode influenciar na forma como você vai ou não aproveitá-la.

Casas lineares ocupam mais espaço no terreno, enquanto é possível ganhar mais área para lazer com as casas verticais. No entanto, há alguns pontos que devem ser levados em consideração.

Construções verticais pressupõem o uso de escadas, o que pode não ser muito indicado se a casa no campo também for utilizada por idosos, pessoas com necessidades especiais ou mesmo crianças. Nesse caso, há algumas alternativas, como o uso de elevadores residenciais ou planejar, na planta de uma casa de campo, quartos no andar térreo.

A vantagem é que você pode colocar toda a área íntima da casa no campo (quartos, banheiros e salas íntimas de TV, por exemplo) no andar superior, separando-a da parte da bagunça. Por outro lado, é preciso lembrar que, muito provavelmente, será preciso subir e descer a escada várias vezes por dia.

Já a planta de uma casa de campo linear evita esse transtorno, mas oferece mais integração entre as áreas social e íntima. Outra questão importante é considerar que plantas lineares não projetam tanta sombra nas áreas livres do terreno, o que precisa ser planejado, principalmente quando a piscina fica próxima à casa. 

Definindo as áreas gourmet e a integração de ambientes na planta de uma casa de campo

A ideia é relaxar, mas cada vez mais pessoas adoram fazer isso cozinhando – basta ver a febre dos espaços e cozinhas gourmet nos novos imóveis. Por isso, pensar no(s) espaço(s) gourmet na hora de definir a planta de uma casa no campo é essencial.

Uma boa alternativa para ganhar espaço é apostar na integração de ambientes, planejando uma cozinha americana que, além de ser prática, vai deixar sua casa muito mais aconchegante.

Mas se você gosta de reunir os amigos em torno de uma boa peça de carne, vale a pena planejar um anexo. Há vários designs que comportam churrasqueira, pia, geladeira ou freezer e mesas para todos os tamanhos de terreno. Você também pode aproveitar para acrescentar forno e/ou fogão a lenha e um espaço gourmet ao ar livre na planta de uma casa de campo. 

Pense, também, nas varandas, que são excelentes áreas de lazer e podem abrigar espaços para TV, leitura e espaço gourmet. Elas são uma opção, principalmente no verão, quando ajudam a proteger a casa da incidência dos raios solares e oferecem sombra o dia inteiro.

Infraestrutura básica de quartos e banheiros na sua casa de campo

A infraestrutura básica, por outro lado, deve levar em consideração a quantidade de pessoas e a idade de seus principais usuários. Por exemplo, se a planta de uma casa de campo for de um ou mais andares, além das suítes e banheiros da ala íntima, é imprescindível ter um lavabo no térreo. Se a ideia for usar o quintal para lazer com os amigos e a família, um banheiro externo também é bem-vindo.

Por outro lado, se há duas ou mais crianças, vale a pena planejar quartos mais amplos, que comportem a estadia dos amiguinhos durante as férias ou feriados prolongados e, também, com banheiros. 

Outro ponto é que, mesmo com o jardim, você deve planejar a sala de forma que ela possa se transformar em um home theater para os dias mais frios ou chuvosos e abrigar a criançada sem estresse.

Com essas dicas, você já tem as principais diretrizes para definir a planta de uma casa de campo, mas não se esqueça de que ela deve ser elaborada por um profissional especializado, engenheiro ou arquiteto.

E então, gostou das nossas ideias? Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS