Os profissionais essenciais para construir sua casa de campo
Conforto, tranquilidade, segurança e, principalmente, horas de lazer com a família e os amigos: nada como ter sua própria casa de campo. Melhor ainda quando você constrói do seu jeito, deixando sua marca registrada em cada ambiente: uma varanda maior, um espaço gourmet ao ar livre, uma sala de jogos. A verdade é que construir sua casa de campo pode ser muito mais divertido e recompensador do que comprar pronto. O problema é que, muitas vezes, não se sabe direito por onde começar, quais os profissionais envolvidos e qual é o papel específico de cada um.
Por isso, para lhe ajudar a construir sua casa no campo, nós listamos os profissionais que devem ser contratados para deixar seu imóvel exatamente do jeito que você sempre quis. Acompanhe.
Começando a planejar sua casa de campo
Escolhido o terreno, o primeiro passo é calcular o tamanho da casa. Pense bem: você quer um quintal espaçoso ou prefere uma casa maior, com pequenos jardins? Prioriza o sossego das tardes de leitura ou adora chamar os amigos para um churrasco? Pense nas suas necessidades e no que você mais gosta de fazer nas suas horas de lazer e faça uma lista.
Agora, é a hora de conversar com um arquiteto e contar todas as suas ideias para que ele possa desenvolver um projeto que tenha o seu estilo e tudo o que você deseja na sua casa de campo.
É ele, também, quem deverá supervisionar a obra e garantir que tudo saia de acordo com o especificado no projeto. Muitos arquitetos já têm sua própria equipe de construção, e outros vão supervisionar os trabalhadores que você contratar.
Para reunir a equipe, você pode escolher entre uma empresa de construção ou contratar profissionais individualmente. O mestre de obras ou empreiteiro vai supervisionar toda a mão de obra envolvida na construção da sua casa de campo: carpinteiro, pedreiro, armador, serralheiro, encanador, pintor etc.
Lembre-se de que o projeto elétrico deve ser feito por um especialista e, em hipótese nenhuma, deixado nas mãos de um curioso ou amador. A parte elétrica merece muito cuidado e deve ser planejada levando em consideração eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos que você pretende instalar na casa de campo, como quantidade de geladeiras, ar-condicionado, televisões, chuveiro elétrico etc. Um projeto mal dimensionado pode causar curtos-circuitos e sobrecargas, podendo, até mesmo, gerar incêndio.
A parte exterior da sua casa de campo
O quintal ou jardim da sua casa de campo também merece ser planejado com cuidado – e para isso, nada melhor do que um paisagista. O profissional vai projetar as plantas de acordo com a incidência de sol, com o clima local, mas, também, de acordo com as suas preferências.
Quer árvores frutíferas para as crianças? Espaço para horta? Ou prefere cactus e flores de pedra que são mais resistentes e fáceis de cuidar? As plantas também deverão ser escolhidas de acordo com a frequência de uso da casa e contar com um funcionário para cuidar do jardim é uma boa ideia para mantê-lo sempre vivo e saudável.
Você também pode contratar um designer de ambientes, um profissional que une as atividades de paisagismo e design de interiores. Outra dica é contatar, também, os serviços de um lighting designer – apesar de ainda não ser muito conhecido no Brasil, ele é um designer especializado no uso e nos efeitos de luz, tanto em ambientes internos quanto externos. Esse profissional pode deixar sua casa de campo com a aparência ainda mais personalizada e econômica energeticamente.
Pensando na decoração
Cuidar da decoração da casa de campo pessoalmente é uma delícia, escolhendo móveis e objetos que mais têm a ver com o seu estilo. Mas nada impede que você conte com a ajuda de um designer de interiores. Assim como o arquiteto, ele também deverá conversar com você para saber seu estilo, hábitos diários, a presença de crianças ou idosos, a quantidade de pessoas que deverá frequentar a casa e até a frequência de utilização do local.
Dessa forma, ele vai adequar o projeto de decoração ao seu estilo de vida e personalidade, lhe acompanhando nas compras ou, simplesmente, orientando sobre materiais e texturas, por exemplo.
Agora que você já sabe quais os profissionais devem ser contratados para a construir a sua casa de campo, já está mais perto tirar o projeto do papel, certo?
E então, ficou com alguma dúvida sobre o papel desses profissionais? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.
COMPARTILHAR
CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS
EBOOK
Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!
POSTS MAIS POPULARES
TAGS
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA
Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.
MENU
RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS
