Decorar com memória: peças de família dão toque especial na decoração da casa nova

Usar os móveis de recordação ou herança da família na decoração da casa nova é uma tendência que veio para ficar.

Que fase prazerosa é se dedicar à decoração da casa nova, não é mesmo?

Todo o entusiasmo desta conquista pode gerar muita energia focada em deixar tudo confortável e bonito como você sempre sonhou.

Em meio ao que é tendência na decoração e design de interiores, passando pelo estilo de vida, os gostos e, claro: o bolso, famílias e profissionais de decoração vêm apostando na decoração com afeto, que traz objetos e móveis de “estimação” para decoração da casa.

A máquina de escrever do avô e a caixinha de costura da vovó podem e devem ser utilizados. Quadros dos seus pais que remetem à infância e também os souvenirs de viagens inesquecíveis que acabaram no fundo de uma gaveta, agora são tratados como estrela principal da decoração.

Estes objetos têm lugar especial na decoração da casa nova, sabia?

A decoração da casa nova não precisa ser, necessariamente, composta somente por móveis novinhos em folha! As peças carregadas de memória afetiva e com muita história para contar dão um toque especial de personalidade e um ar de exclusividade aos ambientes. E o melhor: a baixo ou nenhum custo!

Na prática: como compor móveis de recordação na decoração da casa nova?

Se na teoria tudo parece muito simples para ser verdade, na prática, é ainda melhor!

Para quem não vai contar com a ajuda de um profissional de decoração nem com nenhum designer de interiores e vai pôr a mão na massa, a primeira dica é reunir todos os objetos que têm esse caráter – quadros, louças, vasos, poltronas, almofadas, relógios, os “estive em tal lugar e lembrei de você” também, entre outros.

Feito isso, faça uma análise mais criteriosa do estado de conservação desses objetos e veja o que está esteticamente bacana e funcionando.  

Não. Não é preciso que as máquinas e relógios, por exemplo, estejam funcionando. De forma alguma!

Mas eles podem sim ter os papéis de decorar com afeto e serem úteis também, não é mesmo? Depois dessa triagem, vá testando o lugar ideal para cada objeto. Precisa ficar visualmente bacana no ambiente, mas este filtro quem vai dar é você. Não há regras!

A dica é ousar e ir inserindo estes objetos na decoração da casa, analisando um a um e vendo como eles ficam em diferentes posições e ambientes.   

Criar “cantinhos” na casa também é uma opção interessante.

  • No hall de entrada – um aparador com alguns destes objetos, dispostos aleatoriamente podem trazer charme e estilo ao ambiente.
  • No lavabo – o banheiro social é um ambiente que também pode ter personalidade. Os objetos menores, dentro de nichos ou enfeitando a pia pode ser uma opção.
  • No corredor da casa – quadros em diferentes tamanhos e formatos, em molduras diversas, podem compor uma parede “galeria” repleta de história.   

E mais: pôr a máquina de costura antiga em um canto na sala, acompanhada de um belo vaso de flores ou usar a sua base como apoio para uma mesinha é uma ideia incrível!

E as lembrancinhas de viagens? Que tal colocá-las ao lado de um porta-retrato com fotos do mesmo destino? Essa é uma ótima ideia!

Restauração de móveis pode ser uma alternativa

Combinar e estar funcionando não são regras na decoração com afeto, no entanto, há quem prefira assim. Para estes, a restauração, renovação e consertos de móveis são excelentes alternativas!

Dar uma nova aparência aos móveis da casa, deixando eles mais harmônicos com a decoração atual é um recurso interessante. A dica aqui é se atentar para que as características originais não sejam perdidas.

Esteticamente, a aparência original no estilo “vintage” ou “retrô”, por exemplo, é um dos pontos altos da proposta da decoração com memória. Descaracterizá-lo pode comprometer a ideia inicial de decorar com afeto e memória.  

Aproveite esse insight! Para a decoração da sua nova residência, saia garimpando peças interessantes.

Tem algum móvel que não abre mão de levar por onde for? Não há necessidade de se desfazer dele ou deixá-lo guardado na garagem ou no guarda-roupas. Utilize-os na decoração da casa nova e aguarde os elogios! Depois passa por aqui para contar para a gente, combinado?

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS