Decorar com memória: peças de família dão toque especial na decoração da casa nova
Usar os móveis de recordação ou herança da família na decoração da casa nova é uma tendência que veio para ficar.
Que fase prazerosa é se dedicar à decoração da casa nova, não é mesmo?
Todo o entusiasmo desta conquista pode gerar muita energia focada em deixar tudo confortável e bonito como você sempre sonhou.
Em meio ao que é tendência na decoração e design de interiores, passando pelo estilo de vida, os gostos e, claro: o bolso, famílias e profissionais de decoração vêm apostando na decoração com afeto, que traz objetos e móveis de “estimação” para decoração da casa.
A máquina de escrever do avô e a caixinha de costura da vovó podem e devem ser utilizados. Quadros dos seus pais que remetem à infância e também os souvenirs de viagens inesquecíveis que acabaram no fundo de uma gaveta, agora são tratados como estrela principal da decoração.
Estes objetos têm lugar especial na decoração da casa nova, sabia?
A decoração da casa nova não precisa ser, necessariamente, composta somente por móveis novinhos em folha! As peças carregadas de memória afetiva e com muita história para contar dão um toque especial de personalidade e um ar de exclusividade aos ambientes. E o melhor: a baixo ou nenhum custo!
Na prática: como compor móveis de recordação na decoração da casa nova?
Se na teoria tudo parece muito simples para ser verdade, na prática, é ainda melhor!
Para quem não vai contar com a ajuda de um profissional de decoração nem com nenhum designer de interiores e vai pôr a mão na massa, a primeira dica é reunir todos os objetos que têm esse caráter – quadros, louças, vasos, poltronas, almofadas, relógios, os “estive em tal lugar e lembrei de você” também, entre outros.
Feito isso, faça uma análise mais criteriosa do estado de conservação desses objetos e veja o que está esteticamente bacana e funcionando.
Não. Não é preciso que as máquinas e relógios, por exemplo, estejam funcionando. De forma alguma!
Mas eles podem sim ter os papéis de decorar com afeto e serem úteis também, não é mesmo? Depois dessa triagem, vá testando o lugar ideal para cada objeto. Precisa ficar visualmente bacana no ambiente, mas este filtro quem vai dar é você. Não há regras!
A dica é ousar e ir inserindo estes objetos na decoração da casa, analisando um a um e vendo como eles ficam em diferentes posições e ambientes.
Criar “cantinhos” na casa também é uma opção interessante.
- No hall de entrada – um aparador com alguns destes objetos, dispostos aleatoriamente podem trazer charme e estilo ao ambiente.
- No lavabo – o banheiro social é um ambiente que também pode ter personalidade. Os objetos menores, dentro de nichos ou enfeitando a pia pode ser uma opção.
- No corredor da casa – quadros em diferentes tamanhos e formatos, em molduras diversas, podem compor uma parede “galeria” repleta de história.
E mais: pôr a máquina de costura antiga em um canto na sala, acompanhada de um belo vaso de flores ou usar a sua base como apoio para uma mesinha é uma ideia incrível!
E as lembrancinhas de viagens? Que tal colocá-las ao lado de um porta-retrato com fotos do mesmo destino? Essa é uma ótima ideia!
Restauração de móveis pode ser uma alternativa
Combinar e estar funcionando não são regras na decoração com afeto, no entanto, há quem prefira assim. Para estes, a restauração, renovação e consertos de móveis são excelentes alternativas!
Dar uma nova aparência aos móveis da casa, deixando eles mais harmônicos com a decoração atual é um recurso interessante. A dica aqui é se atentar para que as características originais não sejam perdidas.
Esteticamente, a aparência original no estilo “vintage” ou “retrô”, por exemplo, é um dos pontos altos da proposta da decoração com memória. Descaracterizá-lo pode comprometer a ideia inicial de decorar com afeto e memória.
Aproveite esse insight! Para a decoração da sua nova residência, saia garimpando peças interessantes.
Tem algum móvel que não abre mão de levar por onde for? Não há necessidade de se desfazer dele ou deixá-lo guardado na garagem ou no guarda-roupas. Utilize-os na decoração da casa nova e aguarde os elogios! Depois passa por aqui para contar para a gente, combinado?
COMPARTILHAR
CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS
EBOOK
Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!
POSTS MAIS POPULARES
TAGS
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
VIDA NA FAZENDA
Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.