Como garantir o conforto térmico da casa de campo

O conforto térmico da casa de campo exerce uma grande influência sobre a qualidade de vida dos moradores. Geralmente, é dada uma grande atenção ao projeto da casa de campo, com espaços de lazer, ambientes amplos e integrados entre si. Entretanto, o conforto térmico da construção acaba sendo esquecido – o que pode gerar consequências negativas.

Você já esteve em um ambiente que estava tão frio que nem mesmo uma lareira acesa por horas não conseguia aquecer as pessoas? Ou, então, um quarto tão quente no verão que era impossível ficar 5 minutos sem o ar-condicionado ligado?

Por melhores que sejam as ferramentas à disposição para equilibrar a temperatura, o conforto térmico de casa de campo deve começar ainda na fase do projeto. É nesse momento que podem ser feitas as escolhas mais inteligentes para criar os ambientes ideais para os moradores – incluindo a escolha adequada dos materiais, definidos os pontos de ventilação, entre diversos outros fatores.

Veremos neste artigo como é possível garantir o conforto térmico da casa de campo. Confira.

Soluções arquitetônicas

O conforto térmico da casa de campo começa com a criação do projeto arquitetônico. Entre os fatores relevantes, estão o posicionamento do imóvel no terreno, a escolha adequada de materiais, a localização das aberturas e um estudo básico sobre o comportamento do Sol e dos ventos da região. 

Se o objetivo é minimizar os impactos do calor na região, o projeto pode utilizar um pé direito alto, vãos internos e janelas amplas que permitam a ventilação cruzada – que facilitam a circulação de ar dentro da casa. Basta que o arquiteto esteja atento para encontrar as melhores soluções.

Além disso, podem ser utilizadas várias outras soluções arquitetônicas para garantir o conforto térmico da casa de campo. Veja alguns exemplos:

  • Brise-soleil: uma estrutura metálica de madeira ou alvenaria, que cria sombra no ambiente e funciona também como um componente para agregar sofisticação à fachada da casa.
  • Tetos e fachadas verdes: utilizam plantas para proteger a residência da incidência dos raios solares e diminuem a transmissão do calor para o ambiente interno.
  • Exaustão natural: técnica implementada através de uma abertura na cumeeira do telhado, fazendo com que o ar quente suba e saia do ambiente.

Escolha adequada das cores e dos materiais

Os materiais utilizados exercem influência direta sobre o conforto térmico da casa de campo. Enquanto uma cobertura de vidro causa um grande desconforto pela alta incidência de luz e calor, existem outros materiais que possuem características de isolantes térmicos e oferecem ótimos resultados.

O mesmo vale para a escolha das cores das coberturas, paredes, piso e mobília. Enquanto as cores escuras absorvem mais calor e deixam o ambiente com um aspecto pesado, os tons claros ajudam a deixar a casa mais iluminada e fresca.

Uso da tecnologia no conforto térmico da casa de campo

A tecnologia pode ser uma grande aliada na busca pelo conforto térmico da casa de campo. Além dos populares aparelhos de ar-condicionado e lareiras, você também pode explorar tecnologias mais avançadas, como sistemas que automatizam o controle da temperatura nos ambientes ou pisos térmicos que garantem o aquecimento da casa no inverno.

Mesmo com a utilização da tecnologia de ponta para a regulação da temperatura nos ambientes, você também pode explorar pequenas medidas que contribuem com o conforto térmico. Um exemplo disso é a utilização de lâmpadas de LED, que geram menos calor, ou então ventiladores – que são eficientes para desfazer bolsões de ar quente que deixam o ambiente abafado.

Decoração e natureza

É possível aliar os esforços para garantir o conforto térmico com aspectos decorativos que adicionam valor ao imóvel. Quando utilizadas corretamente, as cortinas ajudam a bloquear a luz e o calor ou então podem reter o calor nos dias frios. 

Outro exemplo disso é a utilização de plantas no ambiente. Já falamos anteriormente sobre a utilização de vegetação em telhados e fachadas verdes, mas você também pode criar jardins internos e outros projetos de paisagismo para melhorar o controle da umidade do ambiente e diminuir a temperatura ao redor, funcionando como um sistema de ar-condicionado natural.

Além disso, outra dica para a decoração é evitar o excesso de mobílias em um mesmo ambiente. Esse é um fator que contribui para os cômodos abafados e atrapalham a circulação do ar.

Você já conhecia todas as medidas que podem ser aplicadas para garantir o conforto térmico da casa de campo? Gostou das dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário!

COMPARTILHAR

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

EBOOK

Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!

POSTS MAIS POPULARES

TAGS

ambientes integrados apaixonados por cavalos Arquitetura atividades no campo bom negócio casa de campo casa de veraneio casa em loteamento fechado casa no campo casa nova casa para o fim de semana casas no campo climatização da casa como comprar casa no campo como comprar um terreno como decorar a casa de campo compra de terreno comprar um terreno construir casa de campo construção construção da casa de campo criadores de cavalo custos de manutenção decorar a casa nova decorar com memória Decoração Decoração da casa de campo decoração para casa de campo dicas imobiliárias diversão no campo documentação equoterapia erros na construção esportes no campo Estilo de Vida estilo de vida no campo estilos de decoração para uma casa no campo estrutura da casa de campo fazenda dona carolina finanças Hotel Dona Carolina iluminação natural investimento itatiba jardim jardim de inverno jardim dentro de casa jardim em casa de campo jardim externo jardim vertical jardim é tendência lareira Lazer lazer do campo lazer no campo lote loteamento loteamento fechado luxo manutenção manutenção da casa de campo manutenção de casa mercado imobiliário mão de obra qualificada móveis da casa de campo objetos que fizeram parte da história obra obra da casa de campo Paisagismo passos para comprar um terreno pay per use peças de família planta de uma casa de campo profissionais para a casa de campo projeto projeto casa de campo práticas para ter uma vida saudável no campo qualidade de vida qualidade de vida no campo tendências de decoração terreno terreno para construir tranquilidade da vida no campo transferência de um lote Vida no campo vida no interior vida saudável viver no interior

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

VIDA NA FAZENDA

Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS