Luxo e sustentabilidade no projeto de casa de campo
Luxo, sofisticação e sustentabilidade no projeto de casa: três conceitos que são mais do que um casamento perfeito. Se, hoje, a preocupação com o meio ambiente é uma tendência, cada vez mais, grandes empresas se dedicam a criar soluções inovadoras abraçadas pela arquitetura.
Dessa forma, o próprio conceito de luxo tende a se modificar. Hoje, ancorado na prioridade em comprar com mais qualidade e durabilidade, se tornou o luxo positivo, aquele que preza pela sustentabilidade no projeto de casa de campo.
Luxo sustentável, uma nova visão de um antigo conceito
A construção ecológica é cada vez mais incorporada ao design inteligente. Soluções que visam reduzir o consumo de água e energia elétrica adotam a reutilização de materiais, evitam desperdícios na obra, gerando menos lixo para o meio ambiente, e criam ambientes diferenciados priorizando a sustentabilidade no projeto de casa.
O equilíbrio sutil entre construção sustentável, natureza e design resulta em espaços luxuosos com baixo consumo energético
Para arquitetos, como Arthur Casas, por exemplo, incluir a sustentabilidade no projeto de casa é entender o perfil do local e o que ele precisa, planejando uma construção harmônica com o meio ambiente.
Para ele, mais do que uma mera “maquiagem”, sustentabilidade no projeto de casa está longe de se resumir ao uso de lâmpadas de maior eficiência energética. É utilizar materiais de boa procedência, sim, mas também, usar a pedra ou a madeira local, o marceneiro, a mão de obra da região, pensar no descarte eficiente do lixo, reduzir o desperdício.
Design inteligente usa a sustentabilidade no projeto de casa para criar ambientes luxuosos
Da mesma forma que o conceito de luxo tem deixado no passado o consumo pelo consumo, a acumulação pura e simples, e agregado a noção de engrandecimento pessoal e a importância da experiência, a própria sustentabilidade, cada vez mais, se redefine pelos novos padrões de exigência da sociedade.
A exigência de qualidade em todas as etapas do processo é uma constante cada vez maior entre os consumidores de alto padrão, que prezam pela sustentabilidade no projeto de casa, unindo o requinte de acabamentos luxuosos, design inteligente e o respeito pela natureza.
Dessa forma, vários aspectos visam à sustentabilidade no projeto de casa, e apostar na tecnologia é a melhor forma de aliar a prática ao design inteligente. Priorizar a iluminação natural através de grandes aberturas combinadas a um projeto de iluminação com LED é uma delas.
As transparências das grandes janelas, telhados de policarbonato e/ou panos de vidro levam a beleza da natureza para dentro de casa, ao mesmo tempo em que enchem os ambientes de luz natural. Dessa forma, é possível reduzir o tempo em que as luzes ficam acesas e, ainda, criar ambientes diferenciados, nos quais a própria natureza se torna protagonista do projeto arquitetônico.
Eficiência energética produz mais independência e agrega valor à construção
Por outro lado, a eficiência energética das lâmpadas de LED pode reduzir em até 90% o consumo em relação às lâmpadas incandescentes, com uma vida útil que pode variar entre 15 mil e 25 mil horas. Essas medidas, aliadas ao uso de sensores de presença ou células fotoelétricas, aumentam ainda mais a economia de energia.
Por outro lado, a instalação de placas fotovoltaicas pode gerar economia de até 80% na conta de luz, sendo utilizadas para o aquecimento de água – inclusive piscinas, ofurôs e espelhos d’água, além de chuveiros e a alimentação de diversos aparelhos eletroeletrônicos. Por captar a energia solar e converter em elétrica, os painéis fotovoltaicos são considerados fontes de energia limpa e inesgotável, amigos do meio ambiente.
Arquitetura tem papel fundamental para as ações de sustentabilidade
Varandas que geram sombra e ventilação cruzada, automação da irrigação nos projetos de paisagismo, captação e reaproveitamento da água são algumas das ações de sustentabilidade no projeto de casa que influenciam e valorizam, cada vez mais, as construções de luxo.
Telhados verdes e os jardins verticais, por exemplo – chamados de paredes verdes – colaboram para a climatização do ambiente ao utilizar a própria água da chuva captada e armazenada em cisternas para irrigar as plantas automaticamente. Dessa forma, é criado um microclima, fazendo com que os ambientes fiquem menos quentes no calor, e menos frios no inverno.
E você, tem mais ideias de sustentabilidade no projeto de casa? Quais delas pretende adotar na sua casa de campo? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.
COMPARTILHAR
CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS
EBOOK
Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!
POSTS MAIS POPULARES
TAGS
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
VIDA NA FAZENDA
Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.