Como escolher um arquiteto para projetos de casas de campo?
Nada melhor do que poder curtir a natureza, a tranquilidade, o cheirinho gostoso e o barulho do vento assoviando em meio às plantas no conforto de uma bela casa de campo, não é mesmo?
Esse cenário reconfortante faz muita gente querer se refugiar e deixar a loucura e a agitação urbana apenas para os dias em que não há outra saída. Mas se você não souber como escolher um arquiteto para projetos de casas de campo, pode acabar frustrado com o resultado.
Já imaginou você querendo reformar ou construir para poder usufruir o quanto antes das belezas da natureza, e o pedreiro sumir, os móveis estarem com as medidas erradas e, de quebra, não ter uma tomada sequer na parede para instalar a sua TV?
Escolher um arquiteto para projetos de casas de campo pode até não ser tão simples, mas vai lhe ajudar a ficar livre de todo tipo de problema relacionado à casa.
Portanto, é preciso confiar totalmente nesse profissional, e, para lhe ajudar, prepararmos algumas dicas sobre como escolher um arquiteto para projetos de casas de campo, de forma que você não tenha que enfrentar aquelas “surpresinhas” que costumam aparecer durante a obra! Confira!
1. O que você deseja para a sua casa de campo?
Antes de sair procurando um arquiteto para projetos de casas de campo, é essencial esclarecer alguns pontos que vão ajudar a criar uma proposta que se tornará parte do seu projeto.
Comece pensando no que você deseja construir: quantos quartos, banheiros, andares, qual é o estilo da casa? Defina, também, o orçamento que vai investir, além, é claro, de planejar uma reserva para qualquer imprevisto que possa ocorrer durante a obra.
Também é fundamental saber o tempo que você terá disponível e de que forma o projeto de casa de campo poderá lhe afetar. Todos esses pontos servirão como guia para o arquiteto poder apresentar propostas que se encaixem naquilo que você objetiva.
2. A busca pelo arquiteto para projetos de casas de campo
Encontrar o arquiteto ideal é como procurar um médico: comece com indicações de amigos e faça pesquisas em sites.
Feito isso, você deve refinar a sua busca por meio de revistas especializadas e, até mesmo, mostras de decoração. Isso irá ajudar a sentir afinidade com os diferentes estilos e aguçar o seu olhar para que você se sinta seguro na hora de montar e aprovar o projeto da sua casa de campo.
Não se esqueça de acompanhar o portfólio do profissional e solicitar uma relação de clientes para visitar ou conhecer as obras. Vale a pena dar uma olhada nos trabalhos assinados pelo profissional para verificar se o arquiteto tem experiência no estilo que você deseja.
Depois de ter uma lista de candidatos, certifique-se de que eles possuem registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de seu estado e se respondem rapidamente aos seus contatos – acredite, isso pode fazer toda a diferença lá na frente.
3. Fique de olho nos preços e nos prazos
Peça para que os arquitetos pré-selecionados apresentem orçamentos detalhados e expliquem de que forma trabalham. É fundamental sentir afinidade, afinal, vocês serão uma equipe nos próximos meses – e é exatamente por esse motivo que a disponibilidade da qual falamos deve ser levada em consideração.
Coloque tudo no papel: serviços, prazos e preços. Tudo deve ficar muito claro, nada de começar a sua obra sem ter um projeto pronto!
Os preços podem ser calculados considerando a área construída, o custo da obra ou, ainda, pela hora técnica. Se você desejar ter uma referência de preços, o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) apresenta uma tabela de honorários.
Escolher um bom arquiteto é o segredo do sucesso de projetos de casas de campo, uma vez que o resultado final depende, em grande medida, do trabalho desse profissional. É ele, também, quem agiliza o processo e o torna muito mais prático e objetivo – e vamos combinar que, quando se trata de obra, quanto menor o tempo, melhor.
Antes de tomar a sua decisão, faça muitas pesquisas. Hoje em dia, os profissionais disponibilizam os portfólios online facilitando – e muito – na hora da busca, mas não deixe de pedir indicações e contatos de clientes para visitar a obra e conferir de perto o trabalho do arquiteto.
Esperamos que as nossas dicas lhe ajudem a acertar na escolha de seu arquiteto para projetos de casas de campo!
E você, como faz para escolher esse tipo de profissional? Tem alguma dica extra para compartilhar? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima!
COMPARTILHAR
CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS
EBOOK
Baixe nosso e-book com dicas essenciais para que você possa ter a sua Casa de Campo como sempre sonhou! São temas sobre como definir a planta do imóvel, quais profissionais contratar, como não errar na hora de construir e muito mais!
POSTS MAIS POPULARES
TAGS
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
VIDA NA FAZENDA
Tudo o que você precisa saber para viver uma vida no campo com conforto e qualidade. Aqui, trazemos dicas sobre como planejar, construir, decorar e desfrutar do seu refúgio próximo à natureza.